Já está valendo o novo teto de juros do empréstimo consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que foi reduzido pelo governo federal após o Banco Central ter cortado a Selic para 12,75% ao ano.
Após aprovação do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), a taxa de juros mensal do crédito consignado caiu de 1,97% para 1,84% ao mês. Já a taxa para o cartão de crédito consignado foi reduzida de 2,83% para 2,73% ao mês.
Com o novo teto, alguns bancos oficiais terão de reduzir as taxas para o empréstimo consignado do INSS, de forma a atender o novo limite.
O valor máximo a ser concedido pelo empréstimo consignado é de 45% da renda total do solicitante. Do total, 35% são para o empréstimo, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício.
O crédito consignado pode ser parcelado em até 84 meses, entretanto, o número de parcelas pode variar de acordo com a idade do beneficiário
Vale lembrar que o empréstimo consignado tem as parcelas descontadas diretamente no benefício, por isto, ele é destinado principalmente a segurados do INSS. É possível encontrar, ainda, opções de consignado para servidores públicos.