A Prova de Vida é um procedimento anual que serve para comprovar se os beneficiários que recebem aposentadoria, pensão por morte ou benefício por incapacidade do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão vivos.
Em janeiro de 2023 teve início o prazo para a realização do procedimento, que garante que o cidadão continue recebendo o seu benefício e não corra o risco de ter o pagamento bloqueado.
Neste ano, foram anunciadas mudanças na prova de vida, que passou a ser obrigação do próprio INSS. O órgão passou a cruzar dados de atos realizados pelo beneficiário nos 10 meses seguintes ao seu aniversário para confirmar se ele está vivo.
São utilizados para o cruzamento de informações os dados relacionados à empréstimo, vacinação, perícia médica presencial, emissão ou renovação de documentos (carteira de motorista, RG, passaporte etc.), atualização do Cadastro Único (CadÚnico), entre outros
Caso não seja possível identificar o beneficiário por meio do cruzamento de dados, o INSS fará a notificação para que ele se apresente em até 60 dias para realizar a prova de vida presencial.
Os beneficiários que preferirem poderão continuar realizando a prova em agências da rede bancária, pelo Meu INSS ou através do aplicativo Gov.br.
Como fazer a prova de vida pelo celular
- Baixe e acesse o aplicativo gov.br;
- Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;
- Após logar no aplicativo, na tela inicial, em “Serviços”, clique em “Prova de vida”;
- Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;
- Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”;
- Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
- Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”;
- Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”;
- Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.