Categorias
BRASIL

INSS 2022: veja as novas regras para dar entrada na aposentadoria por invalidez


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

Na última semana, entraram em vigor as novas regras para dar entrada na aposentadoria por invalidez do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), conforme portaria publicada no Diário Oficial da União.


A aposentadoria por invalidez – atualmente chamada de aposentadoria por incapacidade permanente – é um benefício devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão.


O benefício geralmente é concedido quando a vigência do auxílio-doença acaba e a incapacidade do segurado persiste. Isto é verificado por meio de uma perícia médica que é determinada pelo médico perito do próprio INSS.


A partir de agora, para a solicitação da aposentadoria por invalidez, os segurados deverão preencher um novo formulário informando se já recebe qualquer tipo de benefício previdenciário independentemente do regime de Previdência, como a pensão por morte ou outro.


Antes, o segurado era obrigado a apresentar uma autodeclaração durante o processo para a análise do benefício por incapacidade permanente. Este novo formato de formulário precisa ser entregue somente após a concessão da aposentadoria por invalidez.

De acordo com a portaria do INSS, se no prazo de 60 dias, o segurado não fizer a autodeclaração, a aposentadoria por invalidez é automaticamente suspensa.

Como dar entrada na aposentadoria por invalidez

O segurado que precisa fazer a autodeclaração da aposentadoria por invalidez poderá acessar o portal Meu INSS ou aplicativo do INSS e selecionar a opção “Informar sobre Recebimento de Benefício em Outro Regime de Previdência”. 

Para maiores informações, basta entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo número 135. 

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagramGoogle News e Telegram

Compartilhe essa notícia:
Sair da versão mobile