Categorias
ALTO TIETÊ

Indústrias do Alto Tietê podem participar da Jornada de Transformação Digital do Ciesp



O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Alto Tietê apresentou, na última quarta-feira (13), o programa Jornada de Transformação Digital, em parceria com o Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.



Micro, pequenas e médias indústrias da região que tenham faturamento anual de até R$ 8 milhões poderão participar do programa, que tem como objetivo elevar os níveis de produtividade e competividade das empresas.



De acordo com o Ciesp, a Jornada de Transformação Digital oferecerá consultoria e treinamento voltados para criar uma indústria inteligente, organizada em oito etapas: diagnóstico; estratégia; otimização de processos; mapeamento; automação; digitalização; integração e indústria inteligente.



O diretor regional do Ciesp Alto Tietê, José Francisco Caseiro, falou sobre a importância da participação das empresas para aumentar a competitividade da região. “É um momento de transformação da indústria e o programa apoiará as empresas nesse processo. Buscamos otimizar e alavancar a produtividade”, disse.



O programa, que é gratuito, terá duração média de quatro anos. “Esperamos cumprir uma média de duas etapas por ano, mas isso vai variar de acordo com a maturidade de cada empresa”, explicou o diretor do Senai de Mogi das Cruzes, Itamar Cruz. A iniciativa vai avaliar, por exemplo, a eficiência energética e os processos produtivos para indicar melhorias que ajudem na otimização.

De acordo com a organização, um dos principais objetivos do programa é preparar e adaptar as fábricas para a Indústria 4.0, processo que vem se expandindo e se fortalecendo nas empresas. A necessidade de se investir no setor é amparada por uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Projetos em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que mostra que 66% das empresas estão entre dois níveis iniciais de maturidade digital. Deste total, 18% estão em nível analógico e 48% são emergentes, ou seja, buscam se digitalizar, mas contam com estrutura e modelos de negócios tradicionais.

“Essa ideia é muito importante, há ganhos muito grandes. Analisar, conhecer os seus processos e ver as oportunidades é essencial”, disse a gerente do Sebrae Alto Tietê, Gilvanda Figuerôa.

As indústrias que quiserem participar do programa podem se inscrever pelo site Jornada Digital.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagram e Telegram

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: