Nesta quarta-feira (31), a Receita Federal iniciará o pagamento do primeiro lote da Restituição do Imposto de Renda (Pessoa Física). Hoje também marca o fim do prazo para envio da declaração do IR 2023.
O primeiro lote da restituição será pago a cerca de 4,1 milhões de contribuintes que estão fila de prioritários, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e quem fez a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição pelo Pix.
Os contribuintes receberão o valor através de depósito na conta corrente informada na declaração. Para consultar se a restituição já está disponível, o contribuinte deverá acessar página da Receita Federal na internet e clicar nos itens “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”.
Só é obrigado a enviar a declaração do Imposto de Renda 2023 quem vendeu ações cuja soma superou, no total, R$ 40 mil ou quem obteve lucro de qualquer valor com a venda de ações em 2022, sujeito à cobrança do IR, independentemente do valor da venda. Antes, qualquer contribuinte que tivesse comprado ou vendido ações no ano anterior, em qualquer valor, era obrigado a declarar.
O envio da Declaração do Imposto de Renda 2023, que também se encerra nesta quarta, pode ser feito por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023, que está disponível para download no site da Receita Federal; por meio do serviço online Meu Imposto de Renda, pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para tablets e celulares.
Quem usar a declaração pré-preenchida ou optar por receber o valor da restituição por meio da chave Pix (desde que a chave seja o CPF do cidadão) terá prioridade no recebimento da restituição, sempre respeitando as prioridades legais, como idosos, professores e pessoas com deficiência.
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2023
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
*com informações da Agência Brasil