Categorias
BRASIL

Imposto de Renda: o que significa ‘Processada – em fila de restituição’



A Receita Federal vem liberando, desde maio, os lotes de restituição do Imposto de Renda (IR) 2021. A consulta para saber se teve a restituição liberada deve ser realizada no site do órgão.



Ao realizar a consulta, o contribuinte poderá encontrar três diferentes resultados: ‘em processamento’, ‘com pendências’ ou ‘processada’.



‘Em processamento’ quer dizer que a Receita já recebeu a declaração do contribuinte, mas ainda não a processou.



A mensagem ‘com pendências’ indica que a declaração do contribuinte está com pendências a resolver, ou seja, caiu na temida ‘malha fina’. Isto inclui pendências como, por exemplo, informações incorretas ou incompletas. Vale ressaltar que é possível corrigir os problemas e não deixar de receber a restituição.



Quem está aprovado para receber a restituição, mas ainda não teve o valor liberado vai receber a mensagem: ‘Processada – em fila de restituição’, o que significa que a Receita já recebeu e processou a declaração enviada.

Este último termo confirma se o contribuinte vai receber algum valor de volta, no entanto, ele ainda consta na fila para restituição, ou seja, a Receita Federal ainda não realizou os cálculos e nem indicou qual o lote.

Vale lembrar que o contribuinte somente poderá restituir os seus valores devidos caso esteja livre de pendências financeiras com a Receita Federal e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: