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Imposto de Renda: 5,6 milhões de pessoas recebem a restituição hoje; veja como consultar


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A Receita Federal realiza, nesta segunda-feira (31), o pagamento do 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2023 a 5,6 milhões de contribuintes que entregaram a declaração dentro do prazo, encerrado em maio. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.


No terceiro lote de restituição do IR estão sendo desembolsados R$ 7,5 bilhões, sendo que R$ 5,5 bilhões são destinados a contribuintes com prioridade no reembolso.

Segundo a Receita Federal, a maior parte – 3.879.049 contribuintes – informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. O restante tem prioridade legal, sendo 16.536 idosos acima de 80 anos; 95.047 entre 60 e 79 anos; 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

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Como consultar o 3º lote de restituição


A consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda foi liberada no último dia 24 e pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Como sacar a restituição


O pagamento da restituição está sendo feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

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Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração – como no caso de conta desativada – os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

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Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

*com informações da Agência Brasil

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