Categorias
MOGI DAS CRUZES

Hospital Municipal de Mogi das Cruzes realiza primeira captação de órgãos para transplante



O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, localizado em Braz Cubas, alcançou em novembro um marco significativo em sua história: a primeira captação de órgãos para transplante. Gerenciada a partir de parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Fundação do ABC, a unidade trabalha nessa área em conjunto com a Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.



A primeira captação do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes ocorreu a partir da morte encefálica de uma mulher de 57 anos. Seu legado permanece através da doação de duas córneas e de um rim. O gesto generoso oferece uma nova esperança e qualidade de vida para os receptores.



O hospital é parte do programa estadual de transplantes desde 2015. Entretanto, devido a sua complexidade, a unidade não tinha registrado captações anteriores. Houve apenas um caso de morte encefálica, mas os órgãos não estavam aptos para a doação.



Segundo a Fundação do ABC, a unidade realiza trabalho contínuo de sensibilização de suas equipes, coordenado pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT). O protocolo envolve a abordagem da família pelo médico após a confirmação de morte encefálica, seguida pela atuação da OPO em conjunto com um membro da CIHDOTT.



“A realização da primeira captação de órgãos no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em 16 de novembro, marca um avanço significativo na área da saúde da região. Esse sucesso não é apenas um reflexo da competência e dedicação das equipes assistenciais e dos parceiros institucionais, mas também um símbolo de esperança para inúmeras pessoas que aguardam por transplantes”, diz nota divulgada pela Fundação do ABC.

“A unidade seguirá com o compromisso junto ao programa de captação de órgãos, com ênfase na captação de tecidos e coração, considerando o perfil de complexidade do hospital. A continuidade deste esforço ressalta o compromisso do hospital com o bem-estar da comunidade e a melhoria contínua dos serviços de saúde. Este evento pioneiro não apenas celebra a vida que continua através do ato de doação, mas também fortalece o sistema de saúde de Mogi das Cruzes, oferecendo novos horizontes de esperança e recuperação para muitos”, conclui a nota.

Foto: Divulgação/Fundação do ABC

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga-nos no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: