Categorias
MOGI DAS CRUZES

Hospital Municipal de Mogi amplia fornecimento de oxigênio e deve abrir 45 leitos



O tanque de oxigênio do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes foi trocado nesta quinta-feira (15) pela empresa responsável pelo fornecimento de gases, passando de 4.950 para 9.870 metros cúbicos (m3). A ampliação da capacidade viabiliza a abertura de novos leitos para Covid-19 na unidade, onde desde o início a pandemia funciona o Centro de Referência do Coronavírus na cidade.



De acordo com a Prefeitura de Mogi, com a capacidade ampliada pelo novo tanque de oxigênio, o Hospital Municipal poderá, nos próximos dias, abrir mais 45 leitos públicos (30 enfermaria e 15 UTI) para atendimento Covid-19. Com isso, a unidade passará a contar com 76 leitos de terapia intensiva e 100 de enfermaria, incluindo as acomodações implantadas na UnicaFisio, no prédio anexo.



O prefeito Caio Cunha esteve hoje no local para acompanhar a substituição do tanque de oxigênio. “O novo equipamento tem o dobro da capacidade do antigo. É um avanço muito importante que estávamos esperando há algum tempo e que possibilita ampliarmos o número de leitos no Hospital Municipal e garante mais segurança para pacientes e para toda a equipe”, disse ele.



Foto: Prefeitura de Mogi das Cruzes

O oxigênio é fundamental no tratamento hospitalar de pacientes com a Covid-19. Isso porque o coronavírus Sars-CoV-2 causa uma inflamação no pulmão que faz com que o órgão não consiga transferir, de forma eficaz, o oxigênio que a pessoa respira para dentro do sangue e das células. Quando isso acontece, a saturação de oxigênio – a concentração dele no sangue – começa a cair. O percentual normal de saturação fica entre 95% e 99%. Quando a pessoa não respira direito, esse índice cai e o aporte de oxigênio ajuda na recuperação. 



De acordo com dados atualizados no fim da tarde desta quinta-feira (15) pela Prefeitura Municipal, Mogi das Cruzes apresenta atualmente 83,2% dos leitos de UTI (26 disponíveis) e 78,9% dos leitos de enfermaria (47 disponíveis).

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: