Categorias
MOGI DAS CRUZES

Hospital de Campanha de Mogi é desativado após 99 dias em funcionamento



Após 99 dias de funcionamento, o Hospital de Campanha de Mogi das Cruzes, montado para atender a demanda de pacientes com coronavírus, foi oficialmente desativado na segunda-feira (31), conforme já havia sido antecipado pela Prefeitura.



Segundo a administração municipal, a decisão foi tomada pelo Comitê Gestor do Coronavírus de Mogi das Cruzes “com base na queda do número de óbitos e internações por Covid-19 registrada nas últimas semanas e em toda a estrutura já montada para garantir os atendimentos necessários”.



Em um vídeo gravado em frente ao Hospital de Campanha e publicado nas redes sociais, o prefeito Marcus Melo afirmou que, ao longo do período em que a estrutura emergencial ficou em funcionamento, 496 pacientes com Covid-19 foram tratados no local, sendo que pouco mais de 40 precisaram ser transferidos a outros hospitais devido à complicações da doença. O restante recebeu alta e está recuperado do coronavírus.



“O Hospital de Campanha foi criado em um momento de urgência para que ninguém ficasse desassistido durante a pandemia. E deu certo: 496 pessoas foram tratados do coronavírus aqui. Saúde que funciona é aquela que está disponível para as pessoas quando elas mais precisam. E o Hospital de Campanha cumpriu com esta função e agora ele vai ser desativado. Isso é uma vitória na nossa guerra contra o Covid-19”, disse Marcus Melo.



Assista o vídeo divulgado pelo prefeito:

Ocupação hospitalar

A atual ocupação hospitalar total de leitos de Covid-19 em Mogi das Cruzes é de 65,2% em leitos de UTI é de 58,6% em leitos de enfermaria, já considerando a desativação do Hospital de Campanha.

Em reunião de trabalho aberta à imprensa no último dia 21, o secretário municipal de saúde, Henrique Naufel, disse que, caso a cidade registre um novo aumento nos casos de Covid-19, é possível dar conta da demanda de pacientes somente com os hospitais já existentes. “Se houver a necessidade de um alargamento, os leitos são móveis. Tanto no Hospital Municipal quanto no Hospital Luzia de Pinho Melo, a gente consegue confortavelmente ajustar conforme a demanda, mantendo esses pacientes muito bem instalados e bem cuidados”, completou.

De acordo com a Prefeitura, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes conta com 79 leitos, dos quais 54 estão equipados para terapia intensiva e 25 para enfermaria.

Sobre o Hospital de Campanha

O Hospital de Campanha foi instalado na avenida Cívica, no Mogilar, e entrou em operação no dia 24 de maio, pouco mais de 60 dias após Mogi das Cruzes confirmar o primeiro caso de coronavírus.

Embora tenha sido projetado com capacidade para 200 leitos, o Hospital de Campanha nunca teve mais de 50 leitos ocupados simultaneamente. “Nós fizemos o planejamento em quatro partes de 50 e assim os contratos foram feitos também, como está no Portal de Transparência, para que os custos fossem proporcionais. O que passasse de 50 seria por acréscimo de 15 leitos, mas em nenhum momento nós precisamos passar”, explicou o secretário Henrique Naufel.

Confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: