Categorias
ALTO TIETÊ

Guarda Municipal de Suzano resgata animais e impede corte ilegal de árvores



Na última semana, o Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal de Suzano atendeu quatro ocorrências que resultaram no resgate de 16 pássaros silvestres de diferentes espécies, na interrupção de corte ilegal de árvores e no salvamento de um cachorro.



O resgate das aves aconteceu na segunda-feira (19). De acordo com a Prefeitura de Suzano, durante uma ronda, a equipe observou diversas gaiolas em uma residência na rua dos Jasmins, no bairro Parque Santa Rosa. No local, foram encontrados 15 espécies silvestres como canário-da-terra, pintagol, picharro, coleirinho, bicudo, pixoxó e tico-tico, todos em cativeiro, além de 12 gaiolas adicionais.



O responsável foi encaminhado à Delegacia de Polícia Central e os animais foram entregues ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras) do Parque Ecológico do Tietê.



Enquanto circulavam pela avenida Antônio Marquês Figueira, na região da Vila Figueira, os agentes avistaram uma gaiola com um coleirinho em um estabelecimento comercial. Ao questionarem o proprietário, ele informou que o pássaro havia aparecido e optou por entregar a ave, que foi encaminhada ao Cetras.



Segundo a administração municipal, também na segunda, na estrada Keida Harada, localizada na Quinta Divisão, o GPA flagrou algumas árvores cortadas em um terreno. No local, um homem foi localizado e se apresentou como caseiro do espaço, mas informou não possuir documentação para efetuar os cortes. Diante dessa situação, o espaço foi embargado e o proprietário orientado a comparecer à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para regularizar a situação.

Já na quarta-feira (21), a equipe foi acionada para realizar o resgate de um cachorro que havia caído em um bueiro da Praça dos Expedicionários, na Vila Costa. O salvamento contou com o apoio da Polícia Militar e da Romo. O animal foi resgatado e não aparentava ter ferimentos, mas por estar assustado, acabou fugindo.

“Os GCMs agiram rapidamente ao localizar as aves, salvar o cachorro e impedir a supressão das árvores. Essas ações refletem o compromisso dos agentes em proteger a vida e manter a integridade ambiental de nossa cidade”, disse o secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Suzano? Entre em nosso Grupo no WhatsApp.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: