Entre os dias 16 e 21 de dezembro, a Guarda Civil Municipal de Suzano, por meio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), atendeu quatro ocorrências, que resultaram na interrupção de duas atividades ilegais e no resgate de três animais silvestres.
No bairro Chácaras Duchen, os agentes observaram atividades de movimentação de terra e a remoção da vegetação em um determinado lote. Em contato com o proprietário, ele teria admitido aos GCMs não possuir autorização para realizar este tipo de trabalho no terreno. Como medida imediata, o responsável foi notificado e a área embargada, ficando proibida a continuidade dos trabalhos até que a situação seja regularizada junto aos órgãos competentes.
Já no Jardim Maitê, a equipe flagrou um caminhão basculante despejando resíduos sólidos nos fundos de um terreno na estrada do Areião. Os agentes abordaram o motorista, que alegou ter recebido ordens de um depósito para realizar o descarte naquele local.
Em contato com o proprietário do espaço, receberam a informação de que não havia autorização para o despejo. Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Central e orientados a comparecer à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para regularizar a situação.
A GCM de Suzano realizou o resgate de dois gambás-de-orelha-preta em uma madeireira situada na estrada dos Fernandes, no Parque Santa Rosa. Os animais foram soltos em uma área de mata adequada, por não apresentarem nenhum problema de saúde.
Por fim, os agentes foram mais uma vez solicitados para resgatar outro gambá-de-orelha-preta, desta vez nas proximidades do Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva, o Parque do Mirante, no Sesc. O animal foi localizado em uma caixa com um pedaço de banana. Por se tratar de um filhote, ele foi encaminhado ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras) do Parque Ecológico do Tietê.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Suzano? Entre em nosso Grupo no WhatsApp.