Categorias
ALTO TIETÊ

Guarda Ambiental de Itaquaquecetuba resgata animais silvestres



Os agentes da Guarda Ambiental de Itaquaquecetuba resgataram animais silvestres em dois pontos da cidade. Uma coruja conhecida como Buraqueira, no bairro Vila São Carlos e um gambá conhecido como Saruê, no bairro Maria Rosa. A ação aconteceu depois que cidadãos acionaram a Guarda Ambiental.

De acordo com a administração municipal, a equipe da Guarda Ambiental foi até a rua Tupi, no bairro Vila São Carlos, depois de receber a informação de que havia uma coruja ferida. O animal silvestre foi resgatado com a ajuda de uma rede e encaminhado para o Parque Ecológico do Tietê, onde passará por uma bateria de exames e, depois, já recuperada, solta na natureza. Já o filhote de gambá, foi liberado em área de mata, nas proximidades do bairro Maria Rosa.



A coruja da espécie popular Suindara tem aproximadamente 55 dias de vida. A possível causa do acidente foi uma queda do ninho e a perda da mãe, pois estava magra e com aparente fraqueza, possivelmente por não saber alimentar-se sozinha, de acordo com o secretário adjunto do Meio Ambiente, Siclanei Castaldi.



“Itaquaquecetuba é uma região que contém muitas espécies, tanto na flora quanto na fauna. Com a proximidade da cidade é muito comum o encontro de animais silvestres. É muito importante que a população não pegue o animal quando avistar, pois pode colocar a saúde do animal e a própria em risco”, explica Castaldi.



O secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, conta que o filhote de gambá não estava ferido e por isso, foi solto. “O filhote de gambá estava com sua saúde em perfeitas condições, por isso, foi solto, mas a recomendação é de que a população não deve se aproximar de animais silvestres. Sempre que avistar, acione o 153”, fala Caldeira.



A população pode pedir ajuda para a Guarda Ambiental no número 153.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: