Categorias
ALTO TIETÊ

Guarda Ambiental de Itaquaquecetuba já resgatou 67 animais silvestres em 2021



A Guarda Ambiental de Itaquaquecetuba já realizou o resgate de 67 animais silvestres desde janeiro deste ano, quando foi criada para atuar por meio das secretarias de Meio Ambiente e Segurança Urbana. De acordo com a Prefeitura, o resgate ocorre por intermédio de denúncias, solicitações da população ou patrulhamento de rotina.



São 7.400 ha de Área de Proteção Ambiental (APA) na região do Alto Tietê e, só em Itaquaquecetuba, são 848,75 ha, o que torna o aparecimento de animais silvestres comum. A proximidade das áreas urbanas junto às matas e várzeas causa essa transposição por parte de bichos que deveriam ser encontrados na natureza. Além disso, também é função da Guarda Ambiental preservar essas áreas, impedindo a instalação de ocupações irregulares e o descarte de lixo, por exemplo.



Os animais mais socorridos até agora foram os saruês (19) e as espécies de aves azulão (8) e curió (6). Cobra, coruja, sagui e porco-espinho também estão na lista com cinco resgates de cada. Os bichos-preguiça e os lagartos não ficaram de fora e os policiais ambientais já salvaram três de cada. Por duas vezes, gaviões foram resgatados. A lista segue com as espécies de capivara, bem-te-vi, jabuti, morcego, beija-flor, carcará e papagaio.



A Prefeitura explica que, após o resgate, a equipe encaminha o animal para avaliação médica no Parque Zoológico. Depois de receber atendimento de biólogos e veterinários especializados na fauna silvestre, os animais voltam para seu local de origem e são reinseridos na natureza. Quando não conseguem sobreviver por conta própria, seja por problemas de saúde ou domesticação, ficam no Zoológico. 



Itaquaquecetuba mantém flora natural, assim como fauna silvestre, onde habitam os animais silvestres, mas é preciso cuidado ao avistar espécies nativas, pois a Guarda Ambiental pode configurar crime ambiental, como explica o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira. “Para manter espécies silvestres em casa é necessário ter autorização. Só que mais do que isso, é preciso cuidado com o desequilíbrio causado pelo afastamento de seu habitat.”

O secretário de Meio Ambiente, João Carlos Navarro, reforçou que a conservação de áreas de mata é fundamental para a manutenção e sobrevivência de espécies silvestres. “A cidade possui muitas espécies de animais silvestres e precisamos conservar ao máximo essa biodiversidade”, disse. 

Quem encontrar animais silvestres pode acionar a Guarda Ambiental pelo número 153.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: