Categorias
BRASIL

Grande SP e mais cinco regiões regridem de fase no Plano SP; veja a reclassificação



A Grande São Paulo e mais cinco regiões paulistas regredirem de fase na 23ª reclassificação do Plano SP, anunciada na coletiva de imprensa realizada pelo governo estadual nesta sexta-feira (26), no Palácio dos Bandeirantes.



Além da região metropolitana de São Paulo – que inclui Mogi das Cruzes e as demais cidades do Alto Tietê -, as regiões de Campinas, Sorocaba e Registro foram da fase amarela para a laranja, enquanto Marília e Ribeirão Preto passaram da fase laranja para a vermelha. Já a região de Piracicaba evoluiu da fase laranja para a amarela.



As mudanças nas restrições passam a valer a partir da próxima segunda-feira (1).



De acordo com o Governo de SP, o estado atingiu um novo recorde de internações em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) destinadas a pacientes com Covid-19. Os dados apontam que 6.767 leitos estavam ocupados na última quarta-feira (24).



Municípios em áreas de fase amarela podem permitir 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, com expediente de até dez horas diárias para restaurantes e 12 horas para as demais. O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, as portas fecham mais cedo, às 20h. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.

Na etapa laranja, o funcionamento dos serviços não essenciais é limitado a até oito horas diárias, com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.

Na etapa vermelha, de restrição máxima, só há funcionamento normal de farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

Toque de recolher noturno

Também continuará em vigor o “toque de recolher noturno” anunciado pelo governador João Doria na última quarta-feira (24). Segundo as regras, a circulação em todas as 645 cidades do estado de São Paulo ficará restrita das 23h até as 5h até o dia 14 de março.

“A restrição estabelecida é fundamentalmente para evitar eventos e situações onde pessoas participam de aglomerações desnecessárias, multiplicam a contaminação e ampliam a possibilidade de óbitos”, declarou o Governador João Doria. “Hoje, nós estamos pagando um preço caro. Vidas se perderam e estão sendo perdidas em função de aglomerações”, acrescentou.

Os serviços essenciais continuarão a funcionar normalmente durante qualquer período, inclusive o horário restrito. Também não haverá advertência, multa ou impedimento à circulação de trabalhadores.

Clique aqui e confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e região

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: