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Governo pretende aumentar em 34,5 km as ferrovias na Grande SP, diz secretário

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O secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Marco Antonio Assalve, esteve, nesta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para participar de uma reunião conjunta das Comissões de Assuntos Metropolitanos e Municipais e de Transportes e Comunicações, presidida pelos deputados estaduais Ricardo Madalena (PL) e Ana Carolina Serra (Cidadania).


Durante sua explanação, o secretário ressaltou que o maior deslocamento do sistema de transporte é na região metropolitana de São Paulo. São 13 linhas somando metrô e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), cerca de 376 quilômetros e 8,3 milhões de pessoas transportadas diariamente. “Isso no pós-pandemia, antes eram 10,1 milhões de passageiros”, salientou.

Sobre a rede em implantação, o secretário afirmou que haverá acréscimo de mais cinco linhas e um BRT. “Se isso acontece a contento, nós vamos chegar numa extensão a mais de 34,5 quilômetros de trem ou de metrô e mais 35 estações, isso vai permitir uma capacidade de mais 1,8 milhão de passageiros ao dia”.

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Assalve também destacou a ampliação na acessibilidade dos ônibus. “De 4.970 veículos, cerca de 4.500 já são acessíveis. Isso é importante para a população”, disse.

Questionamentos


A deputada Ana Carolina Serra questionou sobre a qualidade da prestação de serviços nas linhas privatizadas. O secretário respondeu que “a qualidade do serviço não é inerente a quem presta, tem que ter resultado, tanto faz na iniciativa privada ou pública, tem que oferecer o melhor à população”. Ele deu exemplo da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e da concessão das rodovias no Estado, que possui 20 das melhores do país, mas que teve seus percalços no começo. “No caso dos trens, acho que melhorou”, disse.

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Sobre as questões contratuais do certame, o secretário estadual frisou que alguns compromissos não foram cumpridos, “mas houve a punição, ocorreu a multa”.

Em resposta ao deputado Ênio Tatto (PT) sobre melhorias na Linha 5 Lilás, o secretário informou que o trecho está sob a administração da iniciativa privada, e existe a previsão contratual de extensão até o Jardim Ângela. Porém, ele destacou que seria oportuno o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, que faz a gestão sobre as empresas privadas, falar sobre os detalhes. O secretário Rafael Benini estará presente em oitiva na Alesp na próxima semana.

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O deputado estadual Donato (PT) também questionou sobre as linhas concessionadas, insistiu sobre previsões da Linha 5 e também sobre diferenças da valores na integração de algumas linhas.

Sobre a diferença nas tarifas na integração, Assalve reforçou que irá verificar. “Temos que estudar uma forma de amenizar o problema ao usuário, sem interferir em contrato”.

O deputado Luiz Fernando (PT) sugeriu unir o governo federal e o Estadual para discutir os transportes em Audiência Pública “para fazer o bom e necessário debate”.

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