O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (17) a prorrogação da quarentena até o próximo dia 10 de maio em todo o Estado de São Paulo. O objetivo é frear o avanço do novo coronavírus (Covid-19).
O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa que acontece no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, e novas medidas de combate ao novo coronavírus serão informadas.
“A atitude responsável do Governo do Estado de São Paulo é pela prorrogação desta quarentena e evitar o colapso no atendimento da saúde pública e privada. São Paulo acredita na ciência e nos médicos”, afirmou Doria. “Para reabrir o comércio e os serviços, nós precisamos controlar melhor a contaminação e ter o sistema de saúde em condições de atendimento para salvar vidas”, completou.
De acordo como o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a decisão do grupo de 15 especialistas em medicina e ciência foi unânime pela prorrogação da quarentena. “Esta manutenção é absolutamente fundamental tanto do ponto de vista da área metropolitana da capital como os da Baixada Santista e do interior. Há a falsa impressão que a doença se limita à Grande São Paulo”, disse Uip. “As medidas atuais são efetivas e estão adequadas para este momento”, acrescentou.
A restrição de acesso a estabelecimentos comerciais e o veto a eventos públicos ou privados com aglomerações está em vigor desde o dia 24 de março. Esta é a segunda vez que o Governo de São Paulo determina a prorrogação da quarentena para reduzir a velocidade de contágio do coronavírus e permitir que o sistema de saúde mantenha a capacidade de atendimento nas redes pública e privada.
Pelo decreto, todos os comércios que realizam atendimento presencial, incluindo bares, restaurantes, cafés e lanchonetes, devem permanecer fechados. Estabelecimentos que servem alimentos e bebidas em mesas ou balcões só podem atender pedidos por telefone ou por serviços de entrega.
Na área de saúde, ficam isentos da quarentena os hospitais, clínicas médicas e odontológicas e farmácias. Já no setor de abastecimento e serviços, continuam abertos os postos de combustíveis, oficinas mecânicas, transporte público, táxis, transporte por aplicativos, serviços de call center, pet shops e bancas de jornais.
Outros setores que podem continuar oferecendo serviços durante a quarentena são as empresas de segurança privada, limpeza urbana, manutenção e zeladoria, além de bancos, lotéricas e correspondentes bancários, indústrias, construção civil, e lojas de materiais de construção
O que abre e o que fecha em Mogi
- Comércio – Todas as lojas com atendimento presencial devem continuar fechadas. No entanto, os estabelecimentos podem atender por aplicativos ou por serviços online.
- Alimentação – Bares, restaurantes, cafés e lanchonetes devem fechar, podendo atender somente por delivery ou drive-thru. Supermercados, hipermercados, açougues e padarias podem funcionar, mas não é permitido o consumo dentro do estabelecimento durante a quarentena.
- Abastecimento – Transportadoras, armazéns, transporte público, táxis, aplicativos de transporte, serviços de call center e bancas de jornais podem atuar normalmente.
- Pet shops – Podem comercializar alimentos e medicamentos veterinários, já que são essenciais para a saúde dos animais.
- Serviços de saúde – Hospitais, clínicas – inclusive as odontológicas – e farmácias podem continuar funcionando.
- Indústria – Continuam operando normalmente e devem seguir as recomendações para adequar os estabelecimentos às orientações dos órgãos competentes.
- Construção civil – O setor e as lojas de materiais de construção devem continuar operando com os devidos cuidados sanitários para proteger e amparar funcionários.
- Borracharias e oficinas mecânicas – Devem continuar funcionando para que veículos de transporte, como ambulância e carros de polícia tenham suporte.
- Óticas – Foram liberadas a funcionar, desde que evitem aglomerações de pessoas.
- Postos de combustível – Funcionam normalmente e podem vender produtos elaborados ou não perecíveis, sem consumo no local.
- Serviços de beleza – Cabeleiros, barbeiros, manicures e pedicures podem prestar atendimento apenas nas casas dos clientes, desde que usem equipamentos de proteção, como luvas e máscaras, e não apresentem sintomas de gripe.
- Podem oferecer serviços: Empresas de segurança privada, empresas de limpeza, manutenção e zeladoria, bancos, lotéricas e hotéis.
Uma resposta em “Governo do Estado de São Paulo prorroga quarentena até o dia 10 de maio”
O corona vírus está se disseminando rápido porque muitas pessoas não acreditam q possam ser infectadas, e continuam se aglomerando muito em transportes públicos sem nenhuma proteção.Ontem tive a oportunidade de ver pessoas em aglomeracoes em ônibus e trens da CPTM.Essas pessoas continuam crentes convictas q só os idosos se contaminam e disseminam o vírus.Este comportanento das pessoas as estão fazendo ter preconceitos de idosos devido a notícia falsa de q só os idosos são portadores dia vírus, sendo q muito pelo contrário, são os maus jovens q não se previnem e estão contaminando sem saber a maioria das pessoas.