Na última sexta-feira (1), a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo anunciou o lançamento do Programa Escola da Família 2.0 e a abertura das inscrições do Bolsa do Povo Educação – Ação Responsáveis.
A proposta do novo programa é expandir para mais escolas, iniciando com 700. A entrada no programa será por meio de adesão, seguindo os critérios de vulnerabilidade, localidade e infraestrutura. De acordo com o Governo de SP, a abertura das escolas aos finais de semana é importante para as comunidades, especialmente para as comunidades mais vulneráveis.
No novo programa as escolas continuarão a ser abertas aos finais de semana para que aconteça a integração da comunidade e desenvolvimento de atividades como esporte, cultura, saúde, trabalho e aprendizagem, que fazem parte da Base Nacional Comum Curricular. O programa vai priorizar unidades em situação de maior vulnerabilidade, contratar estagiários de nível superior e médio para atividades operacionais e dar apoio a atividades na semana letiva.
A contratação de estagiários do nível médio, estudantes da rede estadual, visa o combate à evasão escolar, a integração à comunidade escolar e dar oportunidade de trabalho a estes jovens. Além de ajudar no programa, os estagiários auxiliarão a escola durante a semana letiva nas atividades de Projeto de Reforço e Recuperação, Centro de Línguas, Atividades Complementares Desportivas e Artísticas, Proatec, Sala de Leitura, Expansão da Carga Horária do Novo Ensino Médio, eventos da escola e outras atividades no turno/contraturno.
Os participantes do Bolsa do Povo Educação – Ação Responsáveis também podem apoiar as atividades do programa aos finais de semana, desde que estejam dentro das 20 horas semanais acordadas.
O Bolsa do Povo Educação tem como objetivo ajudar as famílias a superar os desafios educacionais e financeiros provocados pela pandemia e ampliar o envolvimento de toda a comunidade escolar, reforçando vínculos entre alunos, professores e servidores da Educação.
As novas inscrições podem ser feitas até 12 de abril pelo site do Bolsa do Povo. Os candidatos passarão pelo processo de ranqueamento pelos critérios de prioridade e de validação das documentações pelas Diretorias de Ensino. Os candidatos participarão de uma formação antes de iniciarem as atividades, previstas para dia 25 de abril.
A carga horária das atividades do responsável será de 4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais de trabalho, nas dependências da unidade escolar. Os beneficiários vão realizar a busca ativa de alunos, bem como prestar apoio geral às atividades com educandos na unidade escolar.
Requisitos para participar das novas inscrições
- Ser responsável legal pelo aluno da rede estadual
- Estar desempregado há pelo menos três meses
- Morar, preferencialmente, próximo à unidade escolar
- Ter idade entre 18 a 59 anos
- Não estar com cadastro ativo no Programa
Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram.