Em coletiva de imprensa realizada no início da tarde desta quarta-feira (10), o Governo de São Paulo confirmou a flexibilização da quarentena em Mogi das Cruzes e demais cidades do Alto Tietê, de acordo com critérios estabelecidos pelo Plano São Paulo, que define a retomada das atividades econômicas em todo o Estado. A medida se estendeu para toda a região metropolitana de São Paulo, além da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
As novas regras entrarão em vigor a partir da próxima segunda-feira (15) e dependem de decretos municipais, no entanto, boa parte dos prefeitos do Alto Tietê já havia manifestado interesse em retomar as atividades.
Veja mais: Prefeitos do Alto Tietê programam retomada do comércio para esta sexta (12)
Segundo a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, com a entrega de novos respiradores por parte do governo estadual e a disponibilização de mais leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), a região Leste da Grande São Paulo avançou da fase 1 (vermelha) para a fase 2 (laranja). De acordo com a divisão anunciada pelo governo no fim de maio, a região inclui as cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.
Com a flexibilização, as prefeituras dos municípios estão autorizadas a liberarem o funcionamento de atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, shoppings centers e o comércio em geral. Os estabelecimentos, entretanto, deverão cumprir protocolos de higiene, distanciamento e prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o governador João Doria, esta a nova etapa da quarentena vai até o dia 28 de junho.
A próxima fase (3 – amarela) do Plano São Paulo prevê a liberação de salões de beleza, além de bares, restaurantes e similares. Também contempla o fim das restrições impostas aos estabelecimentos autorizados a funcionarem na fase laranja. Confira mais detalhes abaixo.