Categorias
ALTO TIETÊ

Governador João Doria prorroga quarentena em SP até o dia 22 de abril



Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (6), o governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), prorrogou por mais 15 dias a quarentena que impõe o fechamento do comércio com o objetivo de frear o avanço do novo coronavírus (Covid-19). Sendo assim, a quarentena, que terminaria nesta terça-feira (7), foi estendida até o dia 22 de abril.



“Isso é constitucional, é uma determinação que deve ser seguida por todos os municípios do estado”, afirmou o governador, acrescentando em seguida: “Nenhuma aglomeração de nenhuma espécie em nenhuma cidade de São Paulo será admitida. As Guardas Municipais ou Metropolitanas deverão agir e, se necessário, recorrer à Polícia Militar para que imediatamente possa haver a dissipação de qualquer movimento ou aglomeração de pessoas. Esta é uma deliberação que deverá ser rigorosamente seguida pela população do estado de São Paulo na defesa de suas vidas e de seus familiares”.



O secretário estadual de Saúde, José Henrique German, completou dizendo: “Sem essas medidas que temos tomado, no sentido de fazer um isolamento das pessoas, pelos cálculos, seriam 10 vezes mais casos do que os 4.600”.



Segundo o Governo de SP, a decisão segue orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde), da Opas (Organização Pan-americana de Saúde), do Ministério da Saúde e do Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo, formado por epidemiologistas, cientistas, pesquisadores, infectologistas e virologistas sob a coordenação do médico David Uip.



Conforme projeção do Instituto Butantan, centro de pesquisas biomédicas vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, a prorrogação da quarentena pode evitar 166 mil óbitos em São Paulo, além de 630 mil hospitalizações e 168 mil internações em UTIs.

Com a prorrogação da quarentena, segue a determinação para abertura apenas de estabelecimentos que ofereçam serviços essenciais. Dentre eles, estão hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas; transporte público; transportadoras e armazéns; empresas de telemarketing; petshops; deliverys; supermercados, mercados e padarias; limpeza pública; e postos de combustível.

Os serviços estaduais e municipais de segurança pública continuam funcionando normalmente, assim como bancos e lotéricas. Além das indústrias que não têm atendimento ao público.

Deverão seguir fechados, por exemplo, bares; restaurantes; cafés; casas noturnas; shopping centers e galerias; academias e centros de ginástica; espaços para festas, casamentos, shows e eventos; escolas públicas ou privadas. Lembrando que bares, cafés e restaurantes podem manter o funcionamento em sistema de delivery e/ou drive thru.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e Região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *