Categorias
MOGI DAS CRUZES

Ginásio Hugo Ramos, em Mogi, recebe campeonato internacional de robótica



Entre esta quinta-feira (21) e sábado (23), será realizado, no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, o Campeonato de Robótica RSM Challenge. As atividades acontecerão das 10h às 20h e a entrada para acompanhar a competição é gratuita.



De acordo com a Prefeitura, que apoia o evento, participarão do campeonato cerca de 750 competidores de oito diferentes países: Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Filipinas, Índia, Peru e Malásia.



O RSM Challenge terá competições nas modalidades mini sumô, sumô, seguidor de linha júnior, futebol e combate. Elas são divididas em categorias, definidas de acordo com as especificidades dos robôs participantes. Além dos equipamentos controlados no local, as disputas também terão a participação de robôs controlados à distância e de unidades que funcionam de forma autônoma. A novidade para a disputa deste ano são as categorias de combate, do mini sumô rádio controlado e as disputas virtuais, de sumô e futebol.  



Outra atração prevista para os dias de competição é a exposição do robô norte-americano Black Dragon, que é destaque em competições internacionais. Ele está no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos em todos os dias do evento.



 “A realização de uma competição do tamanho e do nível do RSM Challenge é importante para apresentar a prática para a população e fomentar o interesse na tecnologia e inovação”, disse o secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Nogueira.

O Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos Ramos fica na rua Professor Ismael Alves dos Santos, 560 – Mogilar. Mais informações sobre a competição podem ser obtidas no site rsmchallenge.com.br.

APAE

Dois alunos da APAE de Mogi das Cruzes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) vão participar do RMS Challenge 2022. Os estudantes do Socioeducacional II, Pedro Paulo Lemos, de 19 anos, e Pamela Gomes dos Santos, de 19 anos, que têm deficiência intelectual, estão no evento a convite de Rafael Mattos, idealizador da competição, por meio da equipe RSM Robótica. Ambos vão competir categoria Sumô 750g Júnior, nesta quinta-feira (21).

Os robôs com os quais os alunos vão participar foram doados para a APAE de Mogi das Cruzes. “Ensinamos a eles que as competições de robótica são muito mais aprendizado do que vencer uma partida do seu oponente”, comenta Mattos.

A diretora pedagógica da APAE de Mogi das Cruzes, Ana Paula Nogaroto, que, ao lado da coordenadora pedagógica, Alexandra Helena de Medeiros, e da professora Patrícia Rezende Alves Bispo, irá acompanhar os alunos-atletas, fala sobre a importância da participação deles em um campeonato como este. “Para nós, é uma novidade. A robótica não é uma atividade presente no nosso conteúdo escolar, ou seja, não é algo que faz parte do dia a dia, em sala de aula, por exemplo, como parte do aprendizado, mas a tecnologia é algo que faz parte das nossas vidas, e disso não há como fugir. E não se pode deixar de falar que o esporte trabalha a atenção, o interesse deles num tema inédito, desenvolve o raciocínio (pois eles têm de criar estratégias de ‘luta’ um robô com o outro), o cognitivo, o processo de aquisição de novos métodos de aprendizagem em sala de aula. Ou seja, é uma experiência única para eles, que vão ter o contato com pessoas não somente do Brasil, mas como de outros países”, analisa Ana Paula.

De acordo com a APAE de Mogi, os alunos estão treinando todos os dias esquemas táticos de luta com os robôs, sob a supervisão das professoras.

Clique aqui e confira as últimas notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: