CULTURA

Geladeiras cheias de livros estão sendo espalhadas por Mogi das Cruzes

A partir desta quinta-feira (6), geladeiras personalizadas e cheias de livros começaram a ser espalhadas por ruas e locais públicos de Mogi das Cruzes. Trata-se do projeto ‘Cuca Fresca’, de estímulo à leitura, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

De acordo com a pasta, as geladeiras servirão como bibliotecas itinerantes e estarão, a princípio, em sete locais da cidade: Terminal Central, Terminal Estudantes, Casa do Hip Hop e as escolas municipais Vereadora Astrea Barral Nébias (Jundiapeba), João Antonio Batalha (Chácara Santo Ângelo), Américo Sugai (Pindorama) e Professora Sonia Brasil de Siqueira Andreucci (Jardim Margarida).

A ideia, segundo a secretaria, é que as pessoas levem títulos que já tenham lido e troquem por outros que estarão nas geladeiras. Ao todo, serão aproximadamente 300 títulos disponíveis, de diversos gêneros, porém, quem não tiver um livro para fazer a troca poderá também escolher uma obra e levá-la para casa.

“As geladeiras utilizadas para o projeto estavam sem uso, armazenadas em depósitos de itens antigos da Prefeitura. A Secretaria teve então a ideia de reaproveitá-las de forma criativa e sustentável, razão pela qual os itens foram personalizados, com graffiti feito pelos artistas locais Bozer e None”, informou a pasta, acrescentando que a ideia é futuramente levar o projeto para outros pontos da cidade.

“É mais uma iniciativa de estímulo à leitura e também de ampliação do acesso à cultura, a partir da instalação não só no Centro, como também em bairros e distritos mais afastados. Temos como premissa tornar Mogi das Cruzes uma cidade leitura e um referencial na aplicação de políticas públicas efetivas que garantam os direitos culturais e ampliem os horizontes da população”, disse a secretária municipal de Cultura, Kelen Chacon.

Mais informações sobre o projeto Cuca Fresca podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900.

Sobre o Projeto

Essa notícia foi atualizada em 8 de outubro de 2021 15:20

Compartilhar
Tudo sobre: Literatura

O portal Notícias de Mogi utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade

Leia mais