A Guarda Municipal de Suzano impediu, na madrugada de domingo (5), o furto de computadores da Unidade de Saúde da Família (USF) Vereador Marsal Lopes Rosa, na Vila Amorim. A ação resultou na detenção de um homem e dois adolescentes.
De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Suzano, a ocorrência foi desencadeada após flagrante registrado pelas câmeras instaladas na unidade de saúde, que permitiram o acionamento de três viaturas que estavam nas imediações.
Em alguns minutos, seis agentes chegaram ao posto, dando início aos procedimentos que impediram a ação criminosa. Segundo a administração municipal, a equipe do Comando Força Patrulha se dirigiu para o lado esquerdo do equipamento, garantindo a imobilização de um indivíduo que tentava pular a grade de dentro para fora. Ao mesmo tempo, as duas equipes da Força Patrulha se dirigiram para o lado direito da unidade, quando localizaram outros dois rapazes entre o prédio e a grade de proteção.
Os guardas conduziram os três indivíduos para a Delegacia de Polícia Central, onde foi elaborado o boletim de ocorrência. O único do trio que era maior de idade permaneceu preso e à disposição da Justiça; já os dois adolescentes foram liberados, sendo um encaminhado para familiares e outro para o Conselho Tutelar.
Com relação ao local onde houve a tentativa de furto, foi constatado pelos agentes que uma parte da grade estava arrombada e uma janela de vidro foi aberta, por onde os três invadiram. Dentro da unidade de saúde foi encontrado um pé de cabra e vários computadores retirados das mesas, que estavam dispostos nos corredores. Ainda havia duas caixas de achocolatados do lado de fora, entre o posto e a proteção de grade.
“Nosso sistema de monitoramento integrado permitiu que agíssemos de maneira rápida e assertiva. Impedimos o furto dos equipamentos nesta unidade de saúde, que evitou prejuízo ao erário e ao atendimento da população durante esta semana. Parabenizo a atuação precisa dos agentes nesta oportunidade”, disse o secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco de Assis Balbino Dias.