A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba descobriu, nesta quinta-feira (5), um desmanche clandestino com 55 peças de automóveis no Jardim São Paulo.
De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, os agentes chegaram ao desmanche após uma denúncia que apontava para um possível local de poluição ambiental e movimentação suspeita. Segundo vizinhos, o imóvel aparentava estar abandonado, mas frequentemente era utilizado para armazenar peças de veículos.
No local, foram encontradas 55 peças automotivas de diferentes marcas e modelos, incluindo som, bancos, amortecedores, escapamentos, baterias, rodas, câmbios e até tanques de gasolina, informou a administração municipal, acrescentando que também foram apreendidos materiais como plásticos para embalagens e ferramentas utilizadas no manuseio dos itens.
Os agentes identificaram um crime ambiental no interior do terreno, onde havia galões com produtos químicos espalhados, muitos já vazios, derramados no chão. Segundo a Prefeitura, um córrego passa ao lado do imóvel e pode ter sido contaminado. Não havia ninguém no local.
“Não toleramos qualquer atividade ilícita em Itaquá, principalmente quando envolve grandes quantidades de peças sem identificação. Vamos seguir atuando em toda a cidade para combater a criminalidade”, disse o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira.
“Quando fechamos um desmanche, fechamos também um ciclo do crime, onde quem rouba consegue repassar as peças para que sejam comercializadas”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.