Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
Cerca de 3 milhões de brasileiros fizeram, no domingo (25), a prova nacional do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que foi aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) em 611 cidades do país. Os candidatos aguardam, agora, a publicação do gabarito da prova, que está previsto para o dia 6 de setembro.
De acordo com dados do Inep, órgão que coordena a aplicação do exame, esta edição do Encceja teve 2.973.375 inscritos, sendo que 356.326 desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 2.331.799, querem o certificado do ensino médio.
Durante a aplicação da prova, os estudantes tiveram que desenvolver uma redação. Para o ensino fundamental o tema foi “Novas formas de consumo consciente“, enquanto que o ensino médio precisou falar sobre “A organização do tempo e o acesso às redes sociais”.
O Inep ainda aplicará o Encceja para pessoas privadas de liberdade (detentos) e também para residentes no exterior, no decorrer do segundo semestre. Em paralelo, as atenções estarão voltadas para a realização do ENEM 2019, agendado para os dois primeiros domingos de novembro.
Confira mais detalhes no edital do Encceja 2019
Sobre o Encceja
Desde 2017, o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) passou a ter a função de emitir o certificado de conclusão dos cursos de ensino fundamental e médio para brasileiros que não puderam concluir os estudos na idade correta.
De forma gratuita e voluntária, podem participar jovens e adultos que moram no Brasil ou no exterior (que farão as provas em outra data), inclusive pessoas presas. No entanto, é preciso ter, no mínimo, 15 anos para certificação do fundamental e 18 anos para o médio.
A aprovação na prova pode significar a mudança para milhares de brasileiros, já que com o certificado de conclusão dos estudos, eles terão a chance de competir por melhores oportunidades de trabalho, iniciar um curso superior e também participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2020, podendo competir por vagas de graduação nas melhores instituições públicas e privadas do Brasil.
De acordo com dados do MEC, o índice de aprovação para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio foi de 20,8% em 2017 e subiu para 36% na última edição.