A Prefeitura de Suzano informou que, durante o fim de semana, em uma ação para impedir aglomerações e garantir que as determinações do Plano São Paulo sejam cumpridas, agentes públicos fecharam nove estabelecimentos comerciais e interromperam uma festa clandestina em uma chácara. A operação conjunta foi realizada por servidores da Guarda Municipal de Suzano, do Departamento de Fiscalização de Posturas da prefeitura e da Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar (PM/SP).
De acordo com a administração municipal, entre a noite da última sexta-feira (12) e a madrugada de domingo (14), os agentes públicos notificaram seis bares e autuaram duas adegas no Miguel Badra. Uma tabacaria do mesmo bairro foi multada e interditada. Nela, foi identificada uma aglomeração com cerca de 150 pessoas.
A fiscalização também interrompeu uma festa clandestina que acontecia em uma chácara na Vila Barros, com mais de 20 pessoas. Destas, quatro eram menores de idade, informou a Prefeitura de Suzano. Diante disso, os agentes acionaram o Conselho Tutelar para que tomasse as devidas providências necessárias. O espaço foi interditado e o proprietário autuado.
As medidas restritivas foram estabelecidas no município com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) nas próximas semanas, visando diminuir os casos de internação e, assim, evitar um possível colapso na rede pública de saúde.
A administração municipal informou que, durante a semana, os agentes continuarão fiscalizando se os comércios não-essenciais estão devidamente fechados e se os que estão com permissão para abrir estão respeitando as condições e horários adequados para funcionamento.
Segundo o prefeito Rodrigo Ashiuchi, as fiscalizações continuarão a ser intensificadas aos fins de semana enquanto as determinações do governo do Estado e dos decretos municipais nº 9.569/2021 e nº 9.586/2021 estiverem em vigor. Ele afirmou que o objetivo com essas medidas é atenuar a pandemia da Covid-19 e prezar pelo bem-estar dos suzanenses.