Categorias
CULTURA

Final do 10º Festival Canção de Mogi será exibida neste sábado pela internet



Acontece, neste sábado (16), a final do 10º Festival da Canção de Mogi das Cruzes. Organizadora do evento, a Prefeitura afirmou que, devido à pandemia do novo coronavírus, este ano, o concurso precisou passar por adaptações e será exibido por meio de plataformas virtuais.



Ao todo, foram selecionadas 17 músicas, sendo 14 de compositores de todo o país e três de artistas mogianos. A melhor canção mogiana da fase final será considerada a vencedora do Prêmio Prata da Casa. Também serão anunciados os vencedores nas modalidades melhor canção, melhor intérprete e melhor arranjo.



O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, explicou que cada um dos candidatos pré-selecionados gravou e enviou suas apresentações previamente. Em seguida, elas foram submetidas à edição e à análise dos jurados. 



Os vencedores de todas as categorias serão anunciadas na transmissão que será realizada nas redes sociais da Prefeitura de Mogi das Cruzes e da Secretaria Municipal de Cultura a partir das 20h de sábado.



Independente do resultado, no entanto, todos os artistas selecionados para a final receberão uma premiação em dinheiro, no valor de R$ 2 mil, pela participação. Segundo Sartori, essa é uma forma de apoiar a classe artística, que sofre diretamente os impactos da quarentena e do fechamento de todos os espaços culturais.

Continuidade

A decisão por dar continuidade ao festival, ainda que no formato digital, deu-se com o intuito de não perder a continuidade da iniciativa, que já é reconhecida nacionalmente no rol de festivais de música brasileiros.

“A décima edição do nosso Festival da Canção previa abertura com show da Monica Salmaso e a participação de importantes jurados, como a Consuelo de Paula, Dani Gurgel e José Luiz Camacho. O Sesc era parceiro do festival e arcaria com os custos da apresentação da cantora Monica Salmaso. Estava tudo pronto, porém, infelizmente, com tudo o que aconteceu, tivemos que fazer essa adaptação”, conta Sartori, lembrando, contudo, que as canções já tinham sido selecionadas e faltava apenas a apresentação de todos os músicos diante dos jurados, para a seleção dos vencedores.

Outro objetivo, segundo a Prefeitura, é não criar sobrecarga na agenda dos equipamentos culturais da cidade para quando esse período de isolamento terminar. “Passado todo esse momento, queremos os equipamentos culturais da cidade livres e abertos para a sociedade civil e para os artistas que tiveram suas datas canceladas, para que eles possam remarcar e executar suas apresentações”, completa o secretário.

O Festival

De acordo com a administração municipal, o Festival da Canção de Mogi das Cruzes tem por objetivo incentivar a música popular brasileira, aprimorar e desenvolver a cultura musical, revelar talentos e valorizar os artistas, os compositores e intérpretes da música, além de promover o intercâmbio artístico-cultural e revelar novos talentos. 

A edição deste ano, de número dez, leva em consideração a realização no município de três festivais de música brasileira nos anos de 1967, 1982 e 2008, que foram incorporados à contagem oficial do número de edições, em respeito e reconhecimento a essa história.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: