A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou os prazos para manutenção de sepulturas antes do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, quando os cemitérios costumam receber um grande número de visitantes.
Os serviços de construção e reforma poderão ser feitos até o dia 20 de outubro, enquanto os trabalhos de pintura serão permitidos até dia 23 de outubro. Já a limpeza das sepulturas poderá ser realizada diariamente até o dia 31 de outubro, com exceção dos domingos. As medidas operacionais foram definidas pelo decreto nº 23.127, de 7 de outubro de 2024.
De acordo com a administração municipal, a definição de prazos para a realização dos serviços tem como objetivo evitar transtornos, devido ao aumento de visitantes que costumam circular pelos cemitérios neste período que antecede o Dia de Finados. Estes serviços poderão ser retomados normalmente a partir do dia 3.
O cemitério da Saudade, no distrito de Braz Cubas, é hoje o maior da cidade, com mais de 15 mil sepulturas, além de 340 sepulturas de crianças e 3.529 nichos/sepulcros de permissão e de concessão. O cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano, possui 9,8 mil sepulturas. Já o cemitério de Sabaúna conta com 400 sepulturas. Em 2024, houve 2.149 sepultamentos, 1.743 exumações e 133 pedidos de traslados nos três cemitérios.
Como consultar sepulturas
É possível encontrar a localização exata das sepulturas existentes nos cemitérios de Mogi das Cruzes acessando o site da Prefeitura. É necessário apenas informar o nome do sepultado. A consulta também poderá ser feita durante o feriado na administração dos cemitérios.