Categorias
MOGI DAS CRUZES PREVISÃO DO TEMPO

Fim de semana será de sol em Mogi das Cruzes; veja a previsão do tempo



O outono já se encaminha para o final e, novamente, a estação fecha com chuva abaixo da média no estado de São Paulo. A previsão do tempo para Mogi das Cruzes indica que, neste fim de semana, o tempo continuará seco e com céu aberto, o que reforça o alerta para a necessidade de economizar água.



De acordo com o Climatempo, site especializado em previsões meteorológicas, nesta sexta-feira (4), os termômetros marcarão entre 15° e 26°C e o dia será de sol com poucas nuvens. Não há previsão de chuva.



No sábado (5) e domingo (6), a mínima cai para 13ºC, no entanto, a máxima chega a 27°C e 26°C, respectivamente. O tempo segue aberto e sem probabilidade de chuva.



Confira abaixo mais detalhes da previsão do tempo em Mogi das Cruzes:



Reprodução: Climatempo

Economia de água

O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), do governo federal, emitiu um alerta de emergência hídrica para a região que abrange o Estado de São Paulo, devido à previsão de chuvas abaixo da média no período de junho a setembro. Somente na área das represas que compõem o Sistema Produtor Alto Tietê (Spat), o volume de água armazenado em 31 de maio foi de apenas 57,9% da capacidade, inferior aos percentuais registrados no fechamento do mês de maio de 2020 (77,3%) e de 2013 (63,5%), ano que antecedeu a última crise hídrica.

O Semae de Mogi das Cruzes vem reforçando as recomendações para o consumo consciente de água e hábitos de economia, evitando desperdícios. A autarquia orienta medidas simples para economizar água. O chuveiro, por exemplo, é considerado um dos principais meios de desperdício. Durante o banho, desligá-lo enquanto se ensaboa o corpo pode representar uma redução de 80 litros de água consumida, dependendo do tempo de banho. Em um mês, são 2,4 mil litros de água (por pessoa) que deixam de ir desnecessariamente para o ralo.

Ainda de acordo com o Serviço Municipal de Águas e Esgoto, cinco minutos de torneira aberta na pia da cozinha ou no tanque consomem cerca de 75 litros.

Outras recomendações, não só do Semae como de muitas companhias de abastecimento, são fechar a torneira ao escovar os dentes, fazer lavagens de roupas sempre com a máquina cheia (apenas quando tiver carga suficiente para completá-la), além de identificar e reparar possíveis vazamentos internos.

Dicas para economizar água

  • Tome banhos de, no máximo, 5 minutos, e feche o chuveiro enquanto se ensaboa;
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes (ou, melhor ainda, use um copo com água);
  • Se utiliza máquina de lavar, faça isso com o equipamento cheio (apenas quando tiver carga suficiente para completá-lo)
  • Feche a torneira ao ensaboar as louças;
  • Evite utilizar a mangueira para lavagem de veículos. Opte pelo balde;
  • Evite a mangueira para regar plantas. Use regador;
  • Não use mangueira para limpeza de calçada. Utilize vassoura;
  • Sempre que possível, reutilize água (a água que sai da máquina de lavar, por exemplo, pode ser usada para lavar quintal, banheiro, calçada etc.);
  • Não utilize o vaso sanitário como lixeira;
  • Identifique possíveis vazamentos internos e, se constatados, faça os devidos reparos.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: