Categorias
BRASIL

FGTS: saque extraordinário será liberado a novo grupo neste sábado; veja calendário



Um novo grupo de trabalhadores poderá realizar o saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) a partir deste sábado (28). São os nascidos em setembro, que poderão retirar até R$ 1.000 das contas vinculadas do FGTS.



A medida foi anunciada pelo governo federal em março, junto com a antecipação do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas do INSS e a liberação de empréstimo para MEI e informais, além de beneficiários do Auxílio Brasil e BPC (Benefício de Prestação Continuada).



O dinheiro referente ao saque extraordinário do FGTS é depositado na conta poupança digital da Caixa Econômica Federal e pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, o que permite o pagamento de contas domésticas e a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados. O Caixa Tem também libera o saque em caixas eletrônicos e a transferência para a conta de terceiros.



Em todo o calendário de pagamento serão liberados cerca de R$ 30 bilhões para aproximadamente 42 milhões de trabalhadores com direito ao saque extraordinário do FGTS.



Outro ponto que o trabalhador precisa ficar atento é a retirada do dinheiro. Os recursos estarão disponíveis até 15 de dezembro e voltarão para a conta vinculada do FGTS depois dessa data, caso o dinheiro não seja gasto, retirado ou transferido para conta corrente.

O dinheiro não movimentado será restituído ao FGTS, com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital.

Calendário saque extraordinário do FGTS

O Saque FGTS 2022 já foi autorizado para os trabalhadores que nasceram entre janeiro e agosto, conforme o cronograma abaixo:

Mês de nascimentoData do Saque FGTS
Janeiro20 de abril
Fevereiro30 de abril
Março4 de maio
Abril11 de maio
Maio14 de maio
Junho18 de maio
Julho21 de maio
Agosto25 de maio
Setembro28 de maio
Outubro1º de junho
Novembro8 de junho
Dezembro15 de junho

Consulta saque extraordinário do FGTS

Para consultar se têm direito ao Saque FGTS 2022 os trabalhadores devem acessar o site do FGTS, onde poderão verificar, além do valor, as datas em que ocorrerá o crédito na Poupança Social Digital. A consulta ao valor do saque extraordinário do Fundo de Garantia também poderá ser realizada por meio do aplicativo do FGTS (disponível na Google Play e na App Store).

site informa apenas a data da liberação e se o crédito será feito de forma automática. O aplicativo tem mais funcionalidades, como a consulta aos valores, a atualização dos dados da conta poupança digital e o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS.

*com informações da Agência Brasil

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: