Categorias
CULTURA

Festival Nordestino acontece neste fim de semana em Mogi das Cruzes



Neste fim de semana será realizado no distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, o Nordestino Mogi Festival, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e que visa reconhecer, valorizar e preservar as matrizes nordestinas presentes na identidade cultural do povo mogiano.



A estrutura será montada na rua Pedro Paulo dos Santos, em frente à Praça da Liberdade, e contará com palco, seis barracas de comidas típicas, 12 barracas de artesanato, mais uma tenda e pórtico.



Ao todo, serão 12 atrações artísticas ao longo dos dois dias de festival. A abertura será às 10h do sábado, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. Já a partir do meio-dia, haverá apresentação de maracatu pelo grupo Suburbaque, depois apresentação do cantador/poeta Cacá Lopes (13h), mamulengo, com Zé Quirino e Lubizome (15h). Mais à noite, às 18h, a programação artística continua, com show autoral de Théo Pisadinha (18h) e forró pé de serra com Jamille Queiroz (19h30).



No domingo, o festival novamente será aberto às 10h, com apresentação da cacuriás e cirandas pelo grupo Jabuticaqui, bumba meu boi pelo grupo Boi Estrela Miúda (meio-dia), depois música regional executada por Rui Ponciano (14h), Mamulengo de Folia às 16h, forró com o grupo Caqui Doce às 19h e, encerrando a programação artística, Piseiro, com Roberto e Richard (20h).  



Segundo a Secretaria de Cultura, o festival foi concebido tendo em vista a forte presença de pessoas de origem nordestina na cidade e a necessidade de haver um evento que resgate essas origens e reconheça a representatividade desse público. “Ao mesmo tempo, é um festival aberto para todos os interessados nos costumes, na culinária e na cultura nordestina como um todo, que terá entrada gratuita”, disse a pasta.

A Secretaria Municipal de Cultura lembra ainda que, apesar de ser um evento aberto a todos, a questão sanitária segue como prioridade, portanto ainda é preciso cumprir protocolos, como o uso obrigatório de máscaras, além de evitar aglomerações.

Mais informações sobre o Nordestino Mogi Festival podem ser obtidas no site da Secretaria Municipal de Cultura ou no telefone 4798-6900.  

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: