A Sociedade Ambiental Amigos de Taiaçupeba (SAT) de Mogi das Cruzes recebe, no próximo sábado (9) e domingo (10), o 2º Festival Cultura Sertaneja, que faz parte da programação do 13º Festival de Inverno da Serra do Itapety.
O evento terá atrações musicais, passeios guiados pelo projeto Roteiro do Patrimônio e doação de mudas nativas. Os visitantes também poderão participar de uma aula de dança sertaneja. Além disso, a festividade contará com barracas de artesanatos e alimentos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes, que está organizando o festival, o objetivo do evento é divulgar, celebrar e valorizar os elementos da cultura sertaneja presentes na cidade.
Serão oito atrações musicais nos dois dias de festival (confira a programação abaixo), além de 30 comerciantes de artesanatos diversos e mais 13 barracas para venda de alimentos.
Programação
Sábado (9)
- 11h00 Abertura das barracas
- 11h00 Roteiro do Patrimônio
- 13h00 Grupo Regional de Viola Caipira
- 14h00 Roteiro do Patrimônio
- 14h00 Aulão de dança sertaneja
- 15h00 Show O Início, com Pedro & Luiz
- 17h00 Show acústico Eduardo Henrique
- 19h00 Show Melô de Taiá, com Vital de Souza & Banda Ruínas
Domingo (10)
- 11h00 Abertura das barracas
- 11h00 Roteiro do Patrimônio
- 13h00 Família Novais e Bia Mello
- 14h00 Roteiro do Patrimônio
- 15h00 Amaranto e Família Araújo
- 17h00 Shirley Luzia & Prata Fina
- 19h00 As Melhores do Sertão, com Luiz Claudio e Sergio Melo
Roteiro do Patrimônio
A programação conta, ainda, com um passeio guiado pelo distrito, em que os participantes poderão conhecer os pontos turísticos da região, como as igrejas de São Sebastião e Santa Cruz. Com duração aproximada de 1h30, o Roteiro do Patrimônio será guiado por um monitor local e acompanhado pelo Departamento de Patrimônio e Arquivo Histórico de Mogi das Cruzes.
Segundo a administração municipal, as capelas foram decoradas com pinturas e entalhes de madeira feitos nos altares dos templos, com autoria de José Benedito da Cruz (JBC). JBC é um artista sacro-popular, conhecido por suas obras em capelas rurais da região e do Vale do Paraíba. É em Taiaçupeba que seu maior acervo resiste em boa parte intocado, há mais de 100 anos. Quem tiver interesse em participar deve realizar as inscrições através de um formulário online.
A Sociedade Ambiental Amigos de Taiaçupeba está localizada na rua Seis de Junho, 377, em Taiaçupeba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900 ou pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br.
Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região