Categorias
MOGI DAS CRUZES

Festa do Divino de Mogi das Cruzes: Afogado do Povo será servido gratuitamente à população neste sábado



Este ano, o Afogado do Povo da Festa do Divino de Mogi das Cruzes volta a ser servido para a população em geral. A tradição acontece neste sábado (27), após a realização da Entrada dos Palmitos, que também retorna em 2023, com cortejo saindo da Rua Ricardo Vilela, 1.200, na Capela de Santa Cruz.



O Afogado do Povo vai servir, gratuitamente, 7 mil pratos, representando os 7 dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus. Será a partir das 12h, no local onde fica a Quermesse, no Centro Municipal Integrado (CMI) “Deputado Maurício Najar” (com acesso pela Avenida Cívica). 



O início dos trabalhos do preparo da comida – como descascar os ingredientes que serão utilizados na receita – ocorre já nesta sexta-feira (26), às 9h. Mas é a partir das 18h que os voluntários começam a chegar para o preparo de 30 panelões de alimento, como explica o coordenador do Afogado do Povo, Bruno de Carvalho Andreucci Torres, que também é voluntário na Barraca do Afogado.



“É uma alegria ver a Festa do Divino voltando com toda a grandiosidade. Contamos com a ajuda de 100 voluntários, que trabalham a noite toda, num ambiente fraterno, além de rezar, agradecer e fazer amizades, para que no dia seguinte a população possa comer um dos pratos mais tradicionais desta festividade, que sustenta os devotos, não somente na parte carnal, mas na parte da fé e espiritual”, comenta o coordenador. 



Ao lado do irmão, Diego, ele segue uma tradição de família, iniciada pelos pais, Adamilton e Regina, voluntários na Barraca do Afogado. Eles eram pequenos e a Festa do Divino de Mogi das Cruzes ainda era realizada na área do Centro Cívico, depois passou a ocorrer ao lado do Ginásio Municipal e o preparo do afogado era feito na Casa da Festa.

“Na Barraca do Afogado, você encontra famílias inteiras, de várias gerações, sendo voluntários. Fui trazido pelos meus pais e hoje os meus filhos (Carolina, de 13 anos, e Davi, de 10 anos) também ajudam. Há pessoas que não se encontram o ano todo, mas se reencontram na Festa do Divino. Cada um tem uma missão, um motivo”, diz Bruno.

O voluntário diz que guarda consigo várias histórias de devotos que se alimentam do afogado com muita fé: “Em 2019, uma senhora ficou por quatro horas na fila, sentada na cadeira de rodas, esperando para levar um prato de comida para ela e para uma parente acamada, moradora de Salesópolis. Ela tinha certeza que esse alimento ia ajudá-la na recuperação de sua enfermidade”. 

Durante a pandemia, a tradição do Afogado do Povo não parou. Nos últimos três anos, a comida foi preparada na Casa da Festa, em ritmo reduzido, e foi entregue a instituições beneficentes (idosos e moradores em situação de rua). 

Os interessados em ser voluntários no Afogado do Povo podem se candidatar até esta sexta-feira (26). Basta entrar em contato pelo telefone (11) 9 9685-7745 e falar com o Bruno.

programação da Festa do Divino de Mogi das Cruzes prossegue até o próximo dia 28, sob o tema “Divino Espírito Santo, fortalecei a Fé e a União nas famílias”.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: