Categorias
ALTO TIETÊ

Férias no Parque das Neblinas, entre Mogi e Bertioga, tem trilhas, acampamento e brincadeiras



O Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo, inicia o período de atividades de férias com experiências de imersão na Mata Atlântica. A área está localizada entre Mogi das Cruzes e Bertioga.



A programação especial, que acontecerá nos dias 21 e 22 (sábado e domingo), contará com trilhas monitoradas, brincadeiras, acampamento e no domingo o dia será livre para as trilhas autoguiadas e banho no rio Itatinga. As atividades estão sendo organizadas pela Semear Turismo Receptivo.



As atividades de ecoturismo tradicionais possuem dois tipos de trilhas: as autoguiadas, com cinco trajetos que variam de 30 minutos a 4 horas de duração e sistema de sinalização que permite uma interação segura com o ambiente natural; e as monitoradas, em que é possível fazer o circuito acompanhado de um monitor ambiental, é possível escolher entre a trilha do Mirante, com vista para o litoral de Bertioga, ou a trilha da Pedra Riscada, que possui uma corredeira e ponto para banho.



De acordo com a organização, no mês de janeiro as trilhas autoguiadas, normalmente disponíveis apenas aos finais de semana, também são ofertadas às quartas-feiras.



Além disso, o Parque também conta com canoagem, cicloturismo e camping. A canoagem sobre as águas do rio Itatinga é indicada para crianças a partir dos 6 anos. No cicloturismo, é permitido percorrer as estradas da reserva e há a opção de levar a própria bicicleta ou alugar no local. Já o camping, é uma opção para quem deseja passar a noite, sua estrutura é de baixo impacto ambiental e proporciona privacidade e o contato com a natureza.

A alimentação do local é oferecida por uma empresa da comunidade, que fornece receitas caseiras com ingredientes nativos da Mata Atlântica, como o cambuci e frutos da palmeira-juçara, servidas no fogão à lenha.

A visita pode ser agendada pelo telefone: (11) 4724-0555, ou pelo e-mail: parquedasneblinas@ecofuturo.org.br. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas em contato com a Semear pelo telefone (11) 9949-3657 ou e-mail semear.tur.receptivo@outlook.com.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: