Categorias
CULTURA

Exposição sobre arquitetura moderna chega ao Centro Cultural



Kaunas é a segunda maior cidade da Lituânia e antiga capital temporária do país. No início do século XX, ela ocupou um lugar importante no mapa da Europa e tornou-se uma cidade de arquitetura modernista no período entre guerras, capaz de competir com a arquitetura Bauhaus da Cidade Branca de Tel Aviv, de Budapeste, de Weimar ou de outras grandes cidades europeias.



A exposição Kaunas 1919-1939: Capital Inspirada pelo Movimento Moderno, que chega nesta quinta-feira (7) ao Centro Cultural de Mogi das Cruzes, traz um pouco do que foi criado nesta época e neste local dentro do campo da arquitetura moderna.



As fotos e informações evidenciam que, mesmo em um território pequeno (cerca de 150 km²), Kaunas produziu valiosos tesouros arquitetônicos. Não à toa, serviu de inspiração a toda uma geração de arquitetos lituanos, além de influenciar até hoje os alunos das universidades locais – a cidade é atualmente conhecida como uma cidade de estudantes, devido à grande concentração de instituições de ensino.



A mostra ficará em cartaz até dia 20 de março
Foto: Junior Lago / Prefeitura de Mogi das Cruzes

“A exposição é um mergulho histórico no movimento moderno que trouxe novos conceitos de design e inspirou mudanças em cidades como Kaunas, na Lituânia que se transformou em uma atração pela arquitetura marcante”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori.



Em cartaz até o dia 20 de março, a mostra é uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Consulado Geral da República da Lituânia. A vinda dela para Mogi, segunda cidade a recebê-la, foi acertada em janeiro, durante uma reunião entre o prefeito Marcus Melo e a cônsul-geral da Lituânia, Laura Tupe, realizada em São Paulo.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes fica na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro. A exposição recebe visitantes das 9 às 18h.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *