CULTURA

Exposição do projeto ‘Se Toque’ ocupa o saguão da Prefeitura de Mogi até sexta

Aconteceu, na tarde desta segunda-feira (18), a abertura da exposição fotográfica do projeto “Se Toque”, que ocupará até o final desta semana o saguão do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Com visitação livre, a mostra faz parte da agenda especial em celebração à campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

A iniciativa é da produtora de arte Camila Francini, com cliques de Guilherme Silva e veio à Prefeitura após parceria com o Fundo Social de Mogi das Cruzes. A ação foi idealizada em 2017 e chega à sua terceira edição, com a promessa de ressaltar a beleza da mulher real e trazer à tona uma maior conscientização sobre o autocuidado e a prevenção.

O ensaio fotográfico conta com cliques de 11 mulheres, sendo a presidente do Fundo Social uma delas. “A produção foi impecável e é uma causa muito válida, pois ressalta a importância de as mulheres se reconhecerem, se valorizarem e se cuidarem”, disse Simone Margenet Cunha, que esteve presente na abertura da exposição.

Para a edição de 2021, o projeto traz a temática de flores, como simbologia do que acontece quando a mulher decide conhecer melhor a própria essência. “Durante a criação da campanha, entendi que muitas mulheres não faziam o autoexame por não conhecerem seus corpos e isso partia de um tabu ou até mesmo vergonha de olhar para si. Eu vejo o autoexame como algo ligado ao amor próprio, a florescermos dentro do nosso corpo”, explica a idealizadora, Camila Francini.

A exposição ficará no prédio da Prefeitura até esta sexta-feira (22) e estará aberta para visitação conforme os horários de funcionamento da sede do Executivo (8h às 17h). A equipe completa responsável pela produção das fotos é composta por Camila Francini, Guilherme Silva, Débora Slechticius, Mariah Gama, Dani Napomucena, Aline Rodrigues, Taís Morgado e Thaís Floriano.

Outubro Rosa

Este é uma das ações organizadas pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes em alusão à campanha Outubro Rosa. A próxima, programada para o dia 22, é o Ritmo Rosa, mais um aulão promovido numa parceria entre o Fundo Social e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A edição será noturna, acontecerá na Avenida Cívica e, aos participantes, será pedida a doação de leite em pó, que será distribuído para instituições sociais que atendem pessoas com câncer. 

Já no dia 26 de outubro, para marcar o encerramento da programação especial em alusão ao Outubro Rosa, um grupo de cabeleireiros da cidade doará ao projeto Cabelegria o fruto de parte dos serviços que prestarem nesse dia. E os clientes que cortarem o cabelo com algum dos cabeleireiros envolvidos na iniciativa poderão também doar as mechas resultantes ao banco de perucas da cidade. 

Mais informações sobre a programação do Outubro Rosa do Fundo Social de Mogi podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143.

Essa notícia foi atualizada em 18 de outubro de 2021 19:27

Compartilhar
Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP. Possui mais de 10 anos de experiência em jornalismo online