Categorias
MOGI DAS CRUZES

Evento no Centenário explicará importância das abelhas para o Meio Ambiente



Você sabe qual é, exatamente, a função de uma abelha no Meio Ambiente? Tem ideia do impacto ocasionado pela morte de 50 milhões de abelhas em apenas um mês, como aconteceu recentemente em Santa Catarina devido ao uso de um agrotóxico proibido em diversos países? Para esclarecer estes e outros detalhes, conscientizando as pessoas para a importância das abelhas no ecossistema, a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), em parceria com a Prefeitura, realizará, no próximo domingo (22), no Parque Centenário, um evento destinado a produtores do inseto, interessados e a comunidade em geral.



O evento, que acontecerá das 9h às 15h, contará com cinco estações com a temáticas sobre mel e abelhas. Segundo a UMC, o visitante receberá um livreto, no qual receberá carimbos por cada estação que ele passar. Ao final, ele poderá degustar diferentes tipos de mel e participar da confecção de pinturas e desenhos.



De acordo com a coordenadora do curso de Biologia da UMC, Vivian Schmidt da Silva, a atividade visa conscientizar a população dos serviços prestados pelas abelhas como um importante agente polinizador, sempre lembrando da importância da conservação do meio ambiente para a proteção das abelhas. “Nosso maior objetivo é despertar nas crianças, e também nos adultos, o interesse pelo universo dos polinizadores e o meio ambiente, destacando seu principal agente que são as abelhas”, informa.



Vivian reforça, ainda, que o evento faz parte das comemorações do dia das abelhas, comemorado no Brasil no dia 3 de outubro.



Estações do evento

Estação 1: Você sabe como é uma abelha?

De acordo com UMC, neste espaço os visitantes poderão conhecer a morfologia e a diversidade das abelhas nativas sem ferrão. A estação contará com um banner e lupas para visualização da morfologia e diversidade da abelha.

Estação 2: Você sabe a importância das abelhas?

Aqui o objetivo é conscientizar sobre a importância da polinização e das abelhas como principal agente polinizador. A estação contará com uma maquete de uma flor de grandes dimensões ilustrando a polinização e fecundação, além de frutos para demonstração.

Estação 3: Você sabe como é a vida na colmeia?

Serão apresentados os tipos de colmeia e as diferentes castas e suas funções. A estação contará com um banner com informações e ilustrações sobre o tema, lupas para observação das diferentes castas e colmeia.

Estação 4: Você sabe como proteger as abelhas?

O objetivo dessa estação é que o visitante se conscientize das ações necessárias para a manutenção das abelhas. A estação será interativa e contará com placas que remetem às ações positivas e negativas para a conservação das abelhas e do seu ambiente, além de simular uma mesa de café da manhã com e sem abelhas.

Estação 5: Será que todo mel é igual?

Aqui o espaço será destinado para que os visitantes degustem o mel de diferentes abelhas. Esta área também contará com espaço kids, destinado para pintura e confecção de desenhos.

Por Redação

E-mail: contato@noticiasdemogi.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *