Categorias
ALTO TIETÊ

Etecs abrem inscrições do Vestibulinho para o segundo semestre de 2020



Foram abertas, nesta terça-feira (7), as inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), que, neste segundo semestre, ocorrerá pela análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online.



Ao todo, o Vestibulinho para o segundo semestre de 2020 oferece 44.872 vagas para Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online) e Especialização Técnica.

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Na Etec Presidente Vargas, em Mogi das Cruzes, foram disponibilizadas 320 vagas, sendo 40 para cada um dos cursos oferecidos presencialmente: Administração, Automação Industrial, Edificações, Eletrotécnica, Mecânica, Nutrição e Dietética, Secretariado e Segurança do Trabalho. Há também oportunidades para cursos EAD, realizados de forma online.



Errata: diferente do que foi informado pelo Notícias de Mogi, os cursos online oferecidos pela Etec Presidente Vargas também apresentam limite de vagas. Eles foram divulgados no ato da convocação dos aprovados.



A mudança do critério de seleção se fez necessária para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Governo do Estado e autoridades sanitárias, buscando preservar a saúde dos candidatos, e observando as notas atribuídas aos estudantes antes da pandemia do novo coronavírus. A previsão é de que todas as atividades comecem de forma remota (online), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas a ponto de tornar possível o retorno das aulas presenciais.

Serão avaliadas as notas de Língua Portuguesa e Matemática da primeira série do Ensino Médio ou do primeiro termo do Ensino Médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), concluídos até 31 de dezembro de 2019.

Inscrição no Vestibulinho Etec 2020

Para se inscrever em um dos cursos técnicos, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio.

Quem já concluiu ou está fazendo a Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve apresentar uma das seguintes certificações: certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA, dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo Ministério da Educação (MEC) ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a edição de 2016 deve apresentar o certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.

O período de inscrição para o segundo semestre de 2020 vai até as 15h do dia 21 de julho. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário da taxa de R$ 19, que deve ser pago até 21 de julho. A resposta para que efetuou o pedido de redução de 50% no valor da taxa de inscrição será divulgada em 10 de julho, somente pela internet.

No ato da inscrição para o primeiro módulo do Ensino Técnico, presencial e semipresencial, é possível colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual o candidato vai se inscrever.

Outras informações sobre o Vestibulinho Etec 2020 podem ser obtidas pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772-2829 (demais localidades).

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos canais no WhatsApp: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano

Compartilhe essa notícia: