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MOGI DAS CRUZES

Estado lança aplicativo para diminuir fila na Farmácia de Alto Custo de Mogi das Cruzes



A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo definiu, na última segunda-feira (4), medidas para tentar otimizar a gestão e o atendimento na Farmácia de Alto Custo de Mogi das Cruzes, que vem apresentando longas filas de pessoas em busca de medicamentos concedidos pelo Governo de SP.



A partir desta semana, a unidade, que fica na Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães e atende cerca de 16 mil pacientes do Alto Tietê, conta com o “Remédio Agora”, um aplicativo que permite aos pacientes agendar a data e a hora para retirar seus medicamentos nas farmácias estaduais. De acordo com o governo estadual, com essa tecnologia, o tempo de permanência no local será, em média, de 15 minutos. O principal objetivo é evitar aglomerações, contribuindo para a prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).



Mogi das Cruzes é a primeira cidade do Alto Tietê ter o sistema, que até então só estava disponível nas farmácias estaduais localizadas na cidade de São Paulo, onde ocorreu o piloto.



A gestão ficará sob responsabilidade da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), que já possui experiência à frente de outras farmácias estaduais localizadas na capital e em Campinas, entre outros serviços de saúde.



“Trata-se de uma mudança de processo que passa pela comunicação e engajamento do paciente, com vantagens tanto para o cidadão quanto para as equipes das farmácias e a gestão, otimizando a assistência e a saúde pública, de modo geral”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Como usar

Desenvolvido em parceria com a Duosystem, empresa especializada em inteligência e inovação e saúde, o aplicativo está disponível na Play Store para instalação em smartphones com sistema Android, e na App Store, para quem utiliza iOS. É necessário ter acesso à internet para utilizá-lo.

Depois de instalar o aplicativo, o usuário deve fazer seu cadastro com dados pessoais, como número do cartão SUS, data nascimento e e-mail (não é obrigatório). É preciso que o paciente já tenha feito uma primeira retirada na farmácia, pois o cadastro também requer o código do Recibo de Dispensação do Medicamento (número localizado no canto inferior direito do documento entregue na unidade). O cidadão deverá criar uma senha, que é sigilosa e deverá ser guardada para futuros acessos.

Após realizar o cadastro, o paciente seleciona o(s) remédio(s) que utiliza e a data e horário viável para retirá-lo(s). Ao chegar à farmácia, basta clicar no botão digital “Cheguei”, no próprio app, para confirmar a presença.

O aplicativo arquiva a data do último comparecimento. O agendamento via app deve ser feito em data no intervalo de 30 dias para retorno, com uma margem de até três dias antes e três dias depois, para que o paciente possa manter a regularidade de seu tratamento.

O sistema possibilita ainda o agendamento da renovação do pedido para obtenção do remédio. Assim, o usuário pode cadastrar a data de retorno à farmácia para apresentar documentos pessoais e receita atualizada, para renovar a solicitação.

Outra novidade é que não é preciso se deslocar até à farmácia para saber se o remédio está disponível. Caso haja indisponibilidade momentânea, o paciente será informado por meio de notificação em até 48 horas antes da data agendada, e poderá reagendar outra ocasião.

O “Remédio Agora” permite acesso a uma farmácia por paciente, com a qual ele tem vínculo. Pais ou responsáveis por pacientes também poderão utilizá-lo, desde que tenham autorização formal para representá-los.

Nova gestão

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) assumiu nesta semana a gestão da Farmácia de Alto Custo de Mogi das Cruzes. A mudança é fruto de um pedido feito pelo prefeito Marcus Melo ao secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann.

Embora não seja uma atribuição da Prefeitura, no final de março, em função da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde montou um esquema especial de apoio ao serviço estadual para tentar agilizar as entregas dos medicamentos na própria unidade. Também incluiu pacientes com mais de 60 anos no esquema de distribuição domiciliar de medicações de uso contínuo, exceto para substâncias controladas. 

“As primeiras melhorias já foram adotadas por meio de uma reforma que otimizou a distribuição dos espaços de atendimento ao público. Outra novidade é um aplicativo que permite o agendamento para entrega dos medicamentos”, disse o prefeito Marcus Melo.

A adaptação do local criou dois guichês para pré-triagem, dois para triagem e 15 para entrega dos medicamentos. As filas e esperas estão organizadas com uso de máscaras e distanciamento.

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