A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que atos de vandalismo e furto de equipamentos paralisaram o funcionamento da Estação Elevatória de Esgotos Dolores de Aquino, em Jundiapeba.
Por conta do ocorrido, é possível que haja sobrecarga no sistema e, consequentemente, entupimentos na rede e vazamento de esgoto, segundo a administração municipal.
Ainda segundo a Prefeitura, o local invadido é fechado e possui concertinas (telas de arame cortante) e alarme, mas o sistema é constantemente danificado por vândalos. A equipe de manutenção eletromecânica do Semae está trabalhando para solucionar o problema.
A autarquia fará o registro da ocorrência no distrito policial, mas pede apoio da população para que denuncie qualquer atitude suspeita à polícia (telefone 190) ou à Guarda Municipal (153).
“Infelizmente, este tipo de crime vem acontecendo com certa frequência e prejudica nosso sistema de coleta e tratamento de esgoto. Nossas equipes estão atentas para eventuais vazamentos na rede, devido à paralisação da unidade de bombeamento”, explica o diretor do Departamento de Operação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Mogi das Cruzes, Anderson Amorim.
As estações de bombeamento de esgoto de Jundiapeba funcionam de maneira interligada, conduzindo o esgoto para o coletor-tronco localizado na avenida Guilherme George que, na sequência, encaminha os efluentes para tratamento na estação da Sabesp, em Suzano.
As estações elevatórias fazem o bombeamento de esgoto de redes profundas para um nível mais alto, numa linha de recalque, que é a tubulação que conduz os efluentes da elevatória até um ponto a partir do qual possa seguir por gravidade até a unidade de tratamento.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: