Categorias
CULTURA

Espetáculo premiado da Companhia de Teatro Heliópolis será apresentado em Suzano no dia 30



O Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, em Suzano, receberá, no próximo dia 30 (quinta-feira), o premiado espetáculo ‘Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos’, da Companhia de Teatro Heliópolis.



Gratuita, a apresentação será realizada a partir das 20h, já os ingressos poderão ser retirados uma hora antes, na bilheteria do teatro. A sessão contará com intérprete de Libras.



Também no dia 30, os integrantes da companhia irão ministrar, gratuitamente, a oficina de teatro, destinada a pessoas com mais de 16 anos. A atividade será realizada no Teatro Municipal, das 14h às 16h.



Com encenação de Miguel Rocha e texto de Dione Carlos, a montagem aborda a forte presença feminina no contexto do cárcere. O enredo parte da história das irmãs Maria dos Prazeres e Maria das Dores, cujas vidas são marcadas pelo encarceramento dos homens da família: primeiro, o pai; depois, o companheiro de uma; agora, o filho da outra.



Dentro do presídio, o jovem Gabriel – que sonha em ser desenhista – aprende estratégias de sobrevivência para lidar com as disputas internas de poder e a falta de perspectivas inerente ao sistema carcerário. Naquele microcosmo a violência dita as regras e não poupa os considerados fracos ou rebeldes. Fora dali, em suas comunidades, as mulheres – mães, filhas, afilhadas – buscam alternativas para tentar romper os ciclos de opressão que as aprisionam em existências sem futuro.

A história das irmãs é um disparador no enredo de ‘Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos‘ para expor o quanto é difícil se desvincular da complexa estrutura do encarceramento. Enquanto a mãe enfrenta o sistema jurídico na tentativa de libertar o filho preso injustamente, lutando pela subsistência da família e do filho, sua irmã é refém do ex-companheiro a quem deve garantir suporte no presídio, sem direito a uma nova vida conjugal. Presas a um histórico circular, elas lutam para quebrar o ciclo em um percurso espinhoso.

Serviço

  • Data: Dia 30, quinta-feira
  • Horário: ás 20h
  • Local: Teatro Municipal Dr. Armando de Ré  
  • Endereço: rua General Francisco Glicério, 1354, Centro
Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos canais no WhatsApp: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano

Compartilhe essa notícia: