Categorias
MOGI DAS CRUZES

Escolas cívico-militares: comunidades escolares serão ouvidas a partir desta quinta

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) inicia, nesta quinta-feira (1º), mais uma etapa do processo de escuta da comunidade escolar para a adesão ao programa de escolas cívico-militares.


Agora, as 300 unidades escolares que manifestaram interesse em aderir ao programa farão consultas públicas para que a comunidade escolar opine e vote pela adesão ou não à modalidade.

Em Mogi das Cruzes, nove escolas estão participando da consulta, sendo elas: Escola Aprigio de Oliveira, Escola Professor Francisco de Souza Mello, Escola Vereador Narciso Yague Guimarães, Escola Frei Thimoteo Van Den Broeck, Escola Professor Claudio Abrahao, Escola Professora Vania Aparecida Cassara, Escola Professor Ilson Gomes, Escola Euryclides de Jesus Zerbini e Escola Professor Jose Sanches Josende.

Leia também:  Volta às aulas em escolas municipais de Mogi das Cruzes será no dia 4 de fevereiro

Podem participar da consulta pública: mãe, pai ou responsável pelos alunos menores de 16 anos de idade; estudantes a partir de 16 anos de idade, ou seus familiares, em caso de abstenção de alunos dessa faixa etária, neste caso, vale apenas um voto por família; e professores e outros profissionais da equipe escolar.


O voto deve ser registrado por meio da Secretaria Escolar Digital (SED) até o dia 15 de agosto. Entre 20 e 22 de agosto, terá mais uma rodada para unidades que não atingirem a quantidade de votos válidos. Caso haja a necessidade, uma terceira rodada de consulta deve ocorrer entre 27 e 29 de agosto, também pela SED.

Leia também:  Alunos da rede municipal de Mogi das Cruzes receberão uniforme ao longo do ano

A previsão é de que as 45 escolas selecionadas para integrar o programa sejam divulgadas até o final de agosto. Durante a consulta pública, se mais do que 45 unidades escolares manifestarem interesse no programa, serão adotados critérios de desempate para a seleção das unidades.

Cronograma do programa

  • 18/07 a 31/07: Período para reuniões com a comunidade escolar e divulgação da lista das escolas que atendem aos critérios da lei
  • 01/08 a 15/08: Primeira rodada de consulta pública nas escolas
  • 16/08: Divulgação preliminar da primeira rodada da consulta pública
  • 19/08: Manifestação de interesse das unidades escolares para realizar a segunda rodada para alcançar a quantidade de votos válidos
  • 20/08 a 22/08: Segunda rodada de consulta pública
  • 23/08: Divulgação preliminar da segunda rodada de consulta pública
  • 26/08: Manifestação de interesse das unidades escolares para realizar a terceira rodada para alcançar a quantidade de votos válidos
  • 27/08 a 29/08: Terceira rodada de consulta pública
Leia também:  Quando voltam as aulas? Veja que dia começa o ano letivo 2025 nas escolas estaduais de SP
Compartilhe essa notícia: