Categorias
MOGI DAS CRUZES

Escola Estadual de Mogi das Cruzes sedia projeto de agricultura comunitária



Com a volta às aulas para o segundo semestre, no último dia 2, a Escola Estadual Paulo Ferrari Massaro, em Mogi das Cruzes, deu início ao Projeto AFIM (Agricultura Familiar para Inclusão de Mulheres), ação de horta comunitária que tem como principal objetivo promover a atividade agrícola para mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social no distrito de Jundiapeba.



Desenvolvido em parceria com o Coletivo Inadequados e o Instituto Léa Campos, o projeto busca o desenvolvimento sócio educacional e a autonomia financeira de mulheres, de forma gratuita, por meio de formação e certificação profissional.



A escola oferece o espaço de 450 metros para a execução do projeto, que destina à unidade 20% da colheita para ser utilizada na merenda dos estudantes; 80% da produção é dividida entre as mulheres envolvidas na ação.



“Nós ficamos muito contentes em poder, de alguma maneira, contribuir com desenvolvimento pessoal e profissional daquelas pessoas que mais precisam e buscam por oportunidades. Além disso, ter parte da colheita da horta voltada para a nossa cozinha, para os nossos alunos, é bastante importante e oportuno”, comenta a diretora da unidade, a professora Nathália Deliberato Aspasio Sartori.



A escola Paulo Ferrari Massaro conta com mais de 1.200 alunos matriculados nos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e no ensino médio, que estão orientados quanto ao objetivo do Projeto AFIM, assim como o fluxo de sua execução e a importância da unidade fazer parte da iniciativa, além de contarem com alimentos orgânicos, vindos direto da horta, para compor a merenda escolar.

O projeto conta com apoio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Mogi das Cruzes e da Secretaria de Agricultura do Município. A contratação das mulheres foi feita pelo Coletivo Inadequados, que considerou para a seleção, entre outros pontos, àquelas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cad-Único) e estarem desempregadas.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP