A Escola Estadual Professora Lucinda Bastos, em Mogi das Cruzes, realizou na última terça-feira (14), o 1º Fórum de Diversidades e Direitos Humanos, com o tema ‘Ser Diferente é Legal’. O projeto teve a participação da comunidade escolar e abordou diversos temas através de palestras, apresentações e exposições sobre diversidade cultural, étnica, de credo, de saúde física e mental e de gênero.
Além das apresentações que tiveram no pátio, as salas de aulas da escola viraram um espaço de exposições e rodas de conversas sobre temas relacionados, como danças e ritmos regionais, cultura judaica: ‘Diário de Anne Frank’, solidariedade, ser adolescente em 2022, entre outros.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEE-SP), os trabalhos foram desenvolvidos durante o mês de maio, junto com os professores.
“É gratificante perceber o engajamento dos estudantes com as causas ligadas à diversidade. Abordar esses temas na escola é também uma forma de estimular o protagonismo entre os alunos”, disse Valdenis Silva, diretor da escola. “Que essa edição seja a porta de acesso para outras ações importantes assim”, completa.
Uma das salas, abordou o tema Diversidade Culinária e suas Especiarias, com a apresentação de pratos típicos das diversas regiões do país, além de murais informativos com dados e curiosidades a respeito das receitas. Em outra, o tema foi Diversidade Religiosa.
“É muito legal a dinâmica que foi incorporada aqui, porque é bom ter conhecimento sobre entender as diferenças. Apesar de termos muitas coisas em comum, ainda assim temos nossas particularidades”, disse Brenda Gonçalves, estudante do 9° ano do ensino fundamental.
Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região