Categorias
ALTO TIETÊ

Acordo prevê acolhimento temporário para mulheres vítimas de violência doméstica no Alto Tietê



O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) iniciou, na última quarta-feira (15), uma parceria com o Instituto Avon e o Grupo Accor, para o desenvolvimento do Programa Acolhe na região. O programa tem como objetivo oferecer abrigo temporário em hotéis para mulheres em situação de violência doméstica, caso precisem deixar suas casas, além de acompanhamento jurídico, psicológico e social. Os serviços serão disponibilizados de imediato para as cidades.



O acordo foi assinado na sede da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, com as presenças do presidente e prefeito de Guarulhos, Guti, e dos prefeitos Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos), Márcia Bin (Poá) Vanderlon Gomes (Salesópolis), Carlos Chinchilla (Santa Isabel) e Rodrigo Ashiuchi (Suzano), dos vereadores, autoridades policiais da região, Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon, além de representantes da Câmara Técnica de Assistência Social e Políticas para as Mulheres.



Financiado pelo Fundo de Investimento Social Privado pelo fim das Violências Contra as Mulheres e Meninas, o Programa Acolhe, já foi apresentado em mais de 200 cidades do Brasil e está em funcionamento em aproximadamente 84 deles, sem qualquer custo para as administrações públicas.



De acordo com o Condemat, com o apoio técnico do Programa Bem Querer Mulher, mulheres em situação de violência doméstica são acolhidas e encaminhadas para hospedagem temporária em hotéis do Grupo Accor, com benefício estendido também aos parentes diretos, como por exemplo filhos e mães. Durante o período de 15 dias recebem refeição completa, contam com serviço de lavanderia, acesso a cursos profissionalizantes, acompanhamento diário, atendimento social, psicológico e jurídico, além da articulação cotidiana com a rede de serviços do município de referência dessa mulher.



“Para que as mulheres possam romper ciclos de violências, é preciso que encontrem apoio em uma rede fortalecida e pronta para ampará-las nesse momento de fragilidade e de tomada de decisão. O Programa Acolhe chega aos 12 municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê para ampliar o amparo, oferecendo serviços qualificados que garantam o suporte para que vidas sejam transformadas para melhor”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.

Segundo os dados da Câmara Técnica de Assistência Social e Políticas Públicas para as Mulheres, de janeiro a maio deste ano, os municípios da região registraram mais de 1.800 casos de violência doméstica, sendo que pelo menos 5% destes casos necessitavam de abrigo temporário. Na região do Alto Tietê apenas os municípios de Guarulhos, Mogi das Cruzes e Suzano possuem abrigo para mulheres em situação de violência doméstica e seus dependentes, disponibilizando 80 vagas.

“A parceria da iniciativa privada e do terceiro setor vem para somar com os esforços da administração pública e certamente irá auxiliar a desafogar os municípios no atendimento às vítimas de violência doméstica. São atitudes como esta, que envolvem todos os entes da sociedade, que nos motivam para superar este grande mal”, disse o presidente do Condemat, prefeito Guti.

O delegado seccional de Mogi das Cruzes, Dr. Paul Henry Bozon Verduraz, comentou sobre a responsabilidade do Estado na segurança pública, porém reforçou que a participação e parceria das prefeituras e da iniciativa privada é imprescindível. “O Estado vem realizando grandes esforços para suprir as necessidades decorrentes da violência doméstica e o aumento dos casos em função da pandemia, porém temos realmente que pensar de forma dinâmica e conjunta para este enfrentamento”, disse.

A delegada da Delegacia da Mulher de Guarulhos, Luciana Lopes dos Anjos afirmou que há casos em que a mulher não denuncia justamente por medo de não ter para onde ir. “Já passamos por muitas dificuldades para o acolhimento de mulheres e uma parceria desta certamente irá encorajá-las mais a denunciar as agressões, por saberem que terão para onde ir, com segurança e dignidade”, disse.

A prefeita Priscila Gambale também afirmou que a iniciativa será importante para fortalecer as políticas públicas de acolhimento na região. “Precisamos apoiar cada vez mais estas mulheres, mas também é nosso dever oferecer meios para que elas possam se reconstruir a partir dessa situação e é, dessa forma, por meio de parcerias, que avançaremos cada vez mais”, disse.

Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: