Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
O empréstimo consignado é a opção de crédito mais interessante a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), por conta das taxas de juros mais baixas e prazos mais longos de pagamento.
A diferença desta modalidade de empréstimo é que ela tem as parcelas descontadas diretamente no benefício e, por isto, pode ser aprovada com mais facilidade. Também por este motivo, é preciso tomar muito cuidado para não acabar caindo em golpes ou se endividando de forma que não consiga pagar.
Antes de solicitar o empréstimo é muito importante entender, de fato, qual a real finalidade do crédito e a porcentagem do salário ou benefício que será comprometida com a dívida. Assim, será possível arcar com o pagamento das parcelas sempre em dia.
O valor máximo a ser concedido pelo empréstimo consignado é de 45% da renda total do solicitante. Do total, 35% são para o empréstimo, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício.
Juros do empréstimo consignado
Na última semana, passou a valer o novo teto de juros do empréstimo consignado do INSS, que foi reduzido pelo governo federal após o Banco Central ter cortado a Selic para 12,75% ao ano.
Após aprovação do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), a taxa de juros mensal do crédito consignado caiu de 1,97% para 1,84% ao mês. Já a taxa para o cartão de crédito consignado foi reduzida de 2,83% para 2,73% ao mês.
Não caia em golpes
Para não cair em golpes, quem não pretende realizar um consignado tem a opção de bloquear o benefício para esse tipo de serviço, de forma totalmente online. Dessa forma, ninguém, nem mesmo os fraudadores, conseguirão fazer o empréstimo. Depois, se o beneficiário precisar de algum dinheiro extra, ele pode pedir o desbloqueio.
A contratação de qualquer empréstimo é uma transação comercial privada, realizada exclusivamente entre a pessoa e a instituição financeira. Cabe ao INSS apenas a operacionalização dos pagamentos e descontos. Para que o segurado possa realizar esse tipo de operação, ele precisa desbloquear seu benefício para empréstimos.
Preventivamente, o INSS bloqueia todo benefício for novo para a contratação de empréstimos por 90 dias, contados a partir da data de concessão. Após esse prazo, a pessoa pode solicitar essa operação pelo Meu INSS usando a conta Gov.br (selo ouro ou prata), ou por meio de agendamento pelo telefone 135.
Caso o beneficiário identifique empréstimos não solicitados em seu benefício, ele deve acessar o site https://www.consumidor.gov.br/ e registrar a reclamação.
Como bloquear e desbloquear o empréstimo consignado
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite “bloquear” ou “desbloquear”;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.