A espera chegou ao fim para quem está pretendendo utilizar o Empréstimo Auxílio Brasil para pegar dinheiro emprestado e reequilibrar a situação financeira.
A regulamentação da nova modalidade de crédito consignado foi publicada pelo Ministério da Cidadania, do governo federal, na última terça-feira (27).
A portaria do ministério estabeleceu o limite de juros de 3,5% ao mês para o empréstimo do Auxílio Brasil. Esse teto pode ser ainda menor, dependendo da negociação da instituição financeira com o tomador do crédito.
A Lei 14.431, publicada em 3 de agosto, já havia limitado o valor do empréstimo consignado em até 40% do repasse permanente de R$ 400 do Auxílio Brasil. Dessa forma, o beneficiário poderá descontar até R$ 160 mensais. O prazo máximo para pagamento é de 24 meses.
Como fazer o empréstimo do Auxílio Brasil
Para solicitar o crédito consignado do Auxílio Brasil, o beneficiário do programa deve procurar uma das instituições financeiras que estão trabalhando com o novo empréstimo.
O Ministério da Cidadania, responsável por gerenciar os benefícios do programa e o envio de recursos para pagamento, já homologou 17 instituições financeiras que tem interesse em ofertar o Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil.
Na lista dos bancos que vão ofertar o consignado estão o banco BMG,
Banco Pan, Caixa Econômica Federal, Daycoval e a Facta Financeira. O Banco Agi, que já trabalha com o crédito consignado para beneficiários do INSS, também confirmou a oferta do crédito.
Outros bancos como o Banco do Brasil, Itaú, Santander, Nubank, Bradesco, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e Inter informaram que não ofertarão o crédito consignado.
Ao contratar o crédito, os beneficiários terão de responder a um questionário que medirá os conhecimentos sobre o tema e a capacidade de administrar o empréstimo.
Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram