Categorias
BRASIL

Empréstimo Auxílio Brasil: Caixa pede cinco dias para liberar o crédito consignado


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

A Caixa Econômica Federal pediu ao Ministério da Cidadania o prazo de cinco dias para liberar o Empréstimo Auxílio Brasil. Os beneficiários que solicitarem o crédito consignado terão que esperar um prazo maior para a liberação dos valores.


Com o novo prazo, os empréstimos que foram solicitados na última segunda-feira (24), por exemplo, serão liberados somente após o segundo turno das Eleições 2022.

No fim de semana passado, a Caixa anunciou uma pausa de 24 horas na liberação do empréstimo consignado, mas esclareceu que o beneficiário do Auxílio Brasil continua podendo pedir a linha de crédito no aplicativo Caixa Tem e nas agências físicas.


Segundo a Caixa Econômica Federal, o banco solicitou o prazo de cinco dias para cumprir a sugestão do ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União (TCU) de suspender o Empréstimo Auxílio Brasil até que o órgão termine de analisar os documentos da instituição financeira.

Leia também:  Empréstimo na hora: veja bancos que liberam crédito pessoal rápido

Na segunda (24), o ministro do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz, deu 24 horas para o banco explicar o impacto do empréstimo consignado do Auxílio Brasil sobre a análise de risco e os possíveis prejuízos com a linha de crédito.

A Caixa Econômica Federal deverá encaminhar documentos como notas técnicas, resoluções e decisões colegiadas que tratem sobre precificação, critérios de concessão do Empréstimo Auxílio Brasil, taxas de juros, rentabilidade, inadimplência esperada, aprovação da linha de crédito relativa ao crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil e gestão de riscos associados à operação.

Leia também:  INSS: confira as novas regras do empréstimo consignado em 2025

Condições do empréstimo na Caixa

Desde o dia 11, a Caixa oferece o Empréstimo Auxílio Brasil com juros de 3,45% ao ano, taxa um pouco inferior que o teto definido pelo governo federal, de 3,5%.

Descontado diretamente do benefício, o crédito consignado pode ser dividido em 24 meses, com prestação mínima de R$ 15 e máxima de 40% do valor do benefício.

Quem pode fazer o Empréstimo Auxílio Brasil na Caixa

O crédito consignado está disponível para o responsável familiar cadastrado no Auxílio Brasil que:

  • esteja recebendo o benefício há mais de 90 dias
  • não tenha benefício com data de término (pela regra de emancipação, quando o beneficiário conquista um emprego formal, mas segue com direito ao benefício se a renda por pessoa da família for de até R$ 525)
  • não tenha deixado de comparecer à convocação do Ministério da Cidadania para atualização cadastral
Leia também:  'Cashback': famílias no CadÚnico receberão valor pago em impostos de volta

Como fazer o empréstimo do Auxílio Brasil na Caixa

A Caixa Econômica Federal possibilita a contratação do Empréstimo Auxílio Brasil pelo aplicativo Caixa Tem, em agências, lotéricas e correspondentes.

Quem tiver dúvidas sobre a solicitação do empréstimo pode entrar em contato por meio dos canais a seguir:

  • SAC Caixa: 0800-7260101
  • Para pessoas com deficiência auditiva ou de fala: 0800-7262492
  • Ouvidoria: 0800-7257474
  • Secretaria Nacional do Consumidor: Site consumidor.gov.br

*com informações da Agência Brasil

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Compartilhe essa notícia: