A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, deu início ao cadastramento de profissionais interessados/as em atuar no setor industrial da unidade de Suzano, na região do Alto Tietê.
A iniciativa faz parte do Programa Capacitar, que visa reforçar o banco de talentos da empresa para futuras oportunidades de emprego na fábrica da companhia, em áreas como: auxiliar de produção, mecânico/a, eletricista e instrumentista.
As inscrições estão abertas a todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual.
“A Suzano tem um compromisso com o desenvolvimento social das regiões onde mantém operações e o Programa Capacitar engloba duas ações essenciais para esse processo de transformação: geração de emprego e renda e qualificação da mão de obra local. Alinhada ao nosso direcionador de cultura ‘Gerar e compartilhar valor’, a iniciativa prevê, além da contratação de pessoas da região, a realização de um ano de treinamento já com esse colaborador integrando o time da Suzano, ou seja, por um ano, este profissional será contratado para aprender. O programa também vem ao encontro de uma das mais desafiadoras metas de longo prazo da empresa, que é a de reduzir desigualdades sociais e tirar 200 mil pessoas da linha da pobreza em nossas áreas de atuação”, disse Mauro Mochida Peixoto, gerente de Gente e Gestão da Suzano.
Ao todo, serão mais de 2,1 mil horas de qualificação com profissionais altamente capacitados e experientes da Suzano. Entre os temas abordados durante o programa, estão: qualidade, meio ambiente, conhecimentos do processo produtivo e de manutenção e excelência, além de operação assistida e aperfeiçoamento operacional. A previsão é que o programa seja iniciado ainda neste ano.
Como benefícios, a empresa oferece: plano médico, seguro de vida, refeitório, vale alimentação, cesta de Natal, Programa de Remuneração Variável (Anual) e previdência privada, além de cursos e treinamentos e-learning.
Para participar do processo seletivo do Capacitar, as pessoas interessadas precisam atender aos seguintes pré-requisitos: ter 18 anos ou mais; residir próximo da Unidade de Suzano (SP); ter no mínimo formação técnica completa, preferencialmente nas áreas de Celulose e Papel, Processos, Química, Instrumentação, Mecânica, Elétrica, Eletromecânica, Eletrotécnica ou Automação.
Somando todas as unidades da Suzano no País, a expectativa é que o programa oferte cerca de 180 vagas. O número de vagas por unidade ainda está em processo de avaliação estratégica pela empresa.
Como se cadastrar
As inscrições para o programa seguem até o dia 7 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pela internet, na plataforma de oportunidades da empresa.
“Todas as inscrições irão, em um primeiro momento, para o Banco de Talentos da unidade. Depois, os currículos triados deverão passar por processo seletivo e, os/as aprovadas serão contratados/as conforme a demanda da unidade. O restante permanecerá no nosso banco e nada impede que também sejam contratados no futuro, conforme surgirem novas oportunidades. Por isso, o importante é, além de se inscrever em nosso banco, manter atualizado o cadastro em nossa plataforma de oportunidades”, reforça o gerente.