Categorias
ALTO TIETÊ

Empresa de Itaquaquecetuba é multada em R$ 15 mil por descarte de resíduo químico em córrego



A Guarda Ambiental de Itaquaquecetuba autuou, na quarta-feira (29), uma fábrica instalada no bairro Parque São Pedro que despejava produtos químicos no curso de um córrego.



De acordo com a administração municipal, a ação, realizada em conjunto com a Defesa Civil, foi motivada por uma denúncia anônima alegando que a empresa lançava água suja com um resíduo de coloração verde não especificado direto no afluente. 



Após a constatação da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente, representantes da empresa foram contatados para a aplicação da autuação no valor de R$ 15.025,95. Além da multa, a empresa recebeu um prazo para regularizar a situação. 



“É mais uma ocorrência que, por meio de uma denuncia anônima, conseguimos êxito na identificação dos responsáveis e que agora precisarão se adequar para o cumprimento das leis ambientais. Estamos dedicando todas as forças para o combate ao descarte incorreto de resíduos”, disse o secretário de Meio Ambiente e Saneamento, João Carlos Navarro.



Ainda segundo a administração municipal, na mesma operação, equipes da Guarda Ambiental também realizaram vistorias em fábricas do entorno e, na mesma rua, foi constatado que uma segunda fábrica era responsável pela emissão de uma poeira densa, oriunda da fabricação de cimento. A empresa foi notificada. 

“Essa poluição oriunda de resíduos descartados por fábricas é terrível para o meio ambiente porque pode desencadear uma série de problemas. Estamos no processo de reconstrução da nossa cidade e isso passa diretamente pela fiscalização de possíveis crimes”, afirmou o prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues.

Denúncias que envolvam crimes ambientais podem ser feitas para a Guarda Ambiental pelo 153.

Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: